«Revelação <602> de
Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que
brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João,
seu servo…»
(Apocalipse 1:1);
«Ora, àquele
que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus
Cristo, conforme a revelação <602>
do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos…» (Romanos 16:25).
Revelação, grego: Strong: 602 apokaluqiv apokalupsis, de 601; TDNT-3:563,405;
substantivo, feminino. Significado: (1) Ato de tornar descoberto, exposto; (2)
Uma revelação de verdade, instrução; (3) Manifestações, aparecimento…; 601 (verbo,
revelar).
Quem lê os textos supra citados, o leitor comum,
poderá concluir que se trata da mesma revelação do Senhor Jesus Cristo, ou da
mesma manifestação do Senhor Jesus Cristo, levando muitos a crer que o livro do
Apocalipse relata o cumprimento da esperança da Igreja "Corpo de Cristo.
Mas, não obstante se tratar da mesma palavra usada pelos Apóstolos Paulo e
João, e se referir à mesma gloriosa pessoa do Senhor Jesus Cristo, trata de
assuntos, propósitos, meios, bases, estruturas e cumprimentos diferentes.
Enquanto João descreve a revelação do Senhor Jesus
Cristo, no quadro profético, cujo propósito é "julgar e pelejar com
justiça" (Apocalipse 19:11), pois foi essa a revelarão que ele recebera do
Senhor, Paulo descreve a revelação do Senhor Jesus Cristo no quadro do
Mistério, cujo propósito é demonstrar "graça e paz" (I aos
Tessalonicenses 1:1). A este propósito ele escreve:
«Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação
de Jesus Cristo, conforme a revelação <602>
do mistério…» e:
«Se é que
tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim
confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação <602>, me foi dado conhecer o mistério,
conforme escrevi há pouco, resumidamente…»
(Efésios 3:2-3).
Na revelação do Senhor de acordo com João, o Senhor
virá à terra e todo o olho o verá (Apocalipse 1:7); mas, na revelação do Senhor
de acordo com Paulo, pelo Mistério, ninguém o verá, pois o Senhor virá somente
aos ares (I aos Tessalonicenses 4:17; I aos Coríntios 15:44 e 52). Além disso, a revelação do Senhor Jesus Cristo na perspetiva profética é sempre feita através dos anjos, como é o caso... mesmo que não seja referido diretamente (Atos 7:53; Gálatas 3:19), enquanto a revelação do Senhor Jesus Cristo segundo o Mistério foi dada a Paulo diretamente pelo Senhor (Atos 26:16; II aos Coríntios 12:1)
Esta revelação referida pelo Apóstolo Paulo reporta-se
ao aparecimento do Senhor a ele, desde a glória, aquando da sua viagem para
Damasco, como ele mesmo se referiu:
«Não te
envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado,
que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do
evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não
segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que
nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso
Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida
e a imortalidade, mediante o evangelho, para o qual eu fui designado pregador, apóstolo
e mestre…» (II a Timóteo 1:8-11).
Essa revelação
será consumada a todos os membros do "Corpo de Cristo" na iminente
vinda do Senhor Jesus Cristo aos ares para arrebatar a Sua Igreja…
«Assim como o testemunho de Cristo tem sido
confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando
vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, para
serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo» (I aos
Coríntios 1:6-8).
Ora, esta não é a revelação que João fala. É claro que o Apóstolo Paulo também faz referência à
revelação do Senhor Jesus Cristo nessa mesma perspetiva, mas no sentido de
revelar que, aqueles que não obedecem ao evangelho da graça de Deus estão
expostos às consequências da revelação do Senhor Jesus Cristo no quadro
profético. Ou seja, quem não estiver preparado para receber a revelação o
Senhor Jesus Cristo segundo o Mistério, terão de receber a revelação do Senhor
no quadro profético, como ele diz:
«Mas, segundo a
tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o
dia da ira e da revelação <602>
do justo juízo de Deus…» (Romanos
2:5);
«E a
vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente connosco, quando do
céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em
chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os
que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão
penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder»
(II aos Tessalonicenses 2:7-9).
«A ira de Deus
se revela <601> do céu
contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela
injustiça…» (Romanos
1:18); Ou seja, está na eminencia de se manifestar… (assim grego).
No entanto, não podemos confundir a revelação do
Senhor Jesus Cristo segundo a revelação do Mistério, que era de manifestação de
graça e paz ao mundo, especialmente aos que creem, com a revelação do Senhor
Jesus Cristo que Pedro também falou. E, embora ele falasse da
revelação do Senhor Jesus Cristo com graça e em salvação, fala no âmbito da
revelação profética, para os crentes que viverão na grande tribulação, debaixo
dos dias da ira de Deus. Nesses dias, o mundo estará sob a ira de Deus, mas os
santos estarão protegidos dessa ira. Assim, o mundo estará sob a ira de Deus,
mas os santos sob as asas da graça de Deus. Vejamos o que Pedro diz:
«Que sois
guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada
para revelar-se <601> no último tempo…»
(I de Pedro 1:5); e:
«Por isso,
cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na
graça que vos está sendo trazida na revelação <602>
de Jesus Cristo» (I de Pedro 1:13); e, ainda:
«Rogo, pois,
aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha
dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada <601> …»
(I de Pedro 5:1).
Pedro fala da revelação de Jesus Cristo conforme João
falou, ou seja, no âmbito profético. Essa revelação ou manifestação do Senhor
será de vingança sobre os que se perdem; mas, para os santos, aqueles que
esperam em Deus, de acordo com as profecias, esses serão contemplados com a
graça de Deus na sua salvação e condução às delícias messiânicas do Reino
milenial.
Outro aspeto importante, para aqueles que
tem o entendimento correto destas verdades, é o aspeto prático.
Paulo diz:
«Porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas
mediante revelação <602>
de Jesus Cristo. Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora
no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nação, quanto ao judaísmo,
avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições
de meus pais. Quando, porém, ao que me separou antes de eu
nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar <601>
seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios,
sem detença, não consultei carne e sangue» (Gálatas
1:12-16).
Esta é a postura que o crente deve tomar, enquanto
estiver neste mundo, e sob os dias da graça: revelar o carácter do Senhor nesta
manifestação. Neste sentido Paulo é um modelo do crente dos dias da graça, ou seja, como um pecador pode ser salvo e viver vitoriosamente pela graça nos dias maus; e, revelar graça e paz; que, convenhamos, é totalmente
oposta à postura dos crentes proféticos que esperam a revelação do Senhor
Jesus nesse quadro, e clamam por vingança sobre os seus inimigos:
«Não vos
vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira porque está escrito (daquele
que disse:): Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor…»
(Romanos 12:19);
Versus:
«E clamavam com
grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e
vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?» (Apocalipse
6:10);
«Porque
verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que
havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o
sangue dos seus servos.» (Idem
19:2).
Palavras para quê! Será que estamos na graça? Quem
anda na graça? O Senhor nos dê graça para sabermos e revelarmos a sua graça!
Vítor Pereira do Paço
De facto, tão importante como sabermos acerca da Graça de Deus é revelarmos essa mesma Graça nas nossas vidas, no dia-a-dia, em todas as circunstâncias...
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