sábado, 24 de dezembro de 2022

Natal, Um Ato de Amor

 

Natal

Um Ato de Amor, de Humildade e de Sabedoria

 

Quais seriam os atos de um Deus perfeito?

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. (Gálatas 4:4 ,5 ARC).

 

No tempo determinado pelo Eterno conselho de Deus, o Senhor Jesus Cristo foi enviado ao mundo. Tudo sob o controlo divino, não uma reação fora de tempo!

 

1º UM ATO DE AMOR

Normalmente olhamos o “Natal” na perspetiva do Filho: o nascimento do Filho de Deus! E, esquecemos o lugar do Pai Divino. Mas, a verdade é que, antes de olharmos o natal do Filho, deveríamos olhar o natal do PAI, como está escrito:

«Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu…» (Isaías 9:6).

E, palavras do próprio Senhor, que disse:

«Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste» (Hebreus 10:5)

 

E, nesta perspetiva do Pai se destaca o motivo que o levou a enviar o Filho ao mundo: o AMOR. Por isso, o “Natal” (não a data, mas o nascimento do Senhor Jesus Cristo como ser humano) é um ato do amor de Deus. E, lemos:

«Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho…» (João 3: 16).

«Deus prova o Seu amor por nós em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores». (Romanos 5: 8).

 

Porque, no alto e eterno conselho de Deus, o envio do Senhor Jesus Cristo a este mundo representava a Sua morte às mãos das suas criaturas e da Sua criação!

 

2º UM ATO DE HUMILDADE

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez".

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". (João 1: 1-3, 14).

Ou seja, o Senhor ao criar o mundo estava a preparar o Seu caminho para vir a ele e para a Sua morte. E, este foi um ato de humildade, porque o Senhor desceu à condição mais baixa e ínfima da Sua criação. Não havia nada mais baixa para descer e ser humilhado, porque Ele se humilhou a si mesmo!

 

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que, também, Deus (Pai) o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome". (2: 4-9).

 

3º UM ATO DE PODER E SABEDORIA

Deus mostra o Seu poder não na grandeza e em coisas grandes, mas nas pequenas coisas e nas coisas fracas! Cristo nasceu em fraqueza e morreu em fraqueza, para que se manifestasse o poder de Deus!

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lucas 1: 35).

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo".

"E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo". (Mateus 1: 18, 20).

Isto está escrito para nos mostrar que o nascimento e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo foram os maiores atos de Deus, por isso, eternamente programados por SI MESMO.

Todos estes atos de Deus são acompanhados por uma grande sabedoria!

Deus apanhou os sábios na sua própria sabedoria, usando as coisas loucas do mundo para confundir as fortes! E Deus usou as coisas fracas deste mudo para confundir as fortes!

Este aspeto é muito significativo porque, desde as Palavras de Deus de Génesis 3: 15, que os adversários de Deus fizeram tudo para impedir o Seu nascimento; mas a sabedoria e o poder de Deus confundiu os adversários pelo caminho da humildade; e, quando todos esperavam os Seu nascimento num palácio e num berço de ouro, o Senhor nasceu isolado, em local “desconhecido” e ignorado por todos! Mas, ali, estava o gesto da sabedoria e do poder de Deus!

 

A mensagem de Deus é que temos de nos identificar com o AMOR de Deus, na salvação; na humildade de Cristo na experiência da Salvação; e no PODER e SABEDORIA do Espírito Santo para nos proteger e levar-nos para a Sua presença.

 

VFP

(Resumo de Mensagem de Natal, 2022/12)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário