terça-feira, 29 de novembro de 2022

Deus é Poderoso

"A nossa capacidade vem de Deus..." 
(II Coríntios 3: 5).

Paulo declarou, com a autoridade que o Soberano Senhor lhe conferiu: "Deus é capaz"!

Muitos cristãos parecem acreditar em um Deus incapaz, por mais estranha que seja a contradição.

Paulo, quando recebeu o ministério do Senhor glorificado, transmitiu a grande a verdade de que: (a) Só Deus Capaz de realizar todas as cousas; e, (b) Só com Deus é possível vermos realizado os seus propósitos na nossa vida.


Deus é poderoso, ou capaz de realizar o que prometeu que faria:

“... estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera" (Romanos 4:21).

Também disse: "Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1: 6, JFA RA).


Deus é poderoso ou capaz de confirmar toda a nossa vida na Sua Palavra para a presente ERA da Graça, seja no Evangelho para salvação, seja para o atual modelo de vida e esperança:

“Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos..." (Romanos 16:25).


Deus é podetoso ou capaz de nos manter em pé, face a todas as adversidades:

“… porque, poderoso é Deus para o firmar..." (Romanos 14:4, JFA, RC).

Por isso, diz: não queiras ser juiz do teu irmão, fazendo-te substituir ao Senhor. Isso é um abuso. Nós estamos em pé owla fé e graça, não por méritos próprios... e pensamos que os méritos são nossos ou que valemos alguma coisa! Por isso, também não sabemos os propósitos de Deus na vida de um irmão e o trajecto que Deus tem para ele na sua formação e crescimento. Oremos por eles e demos graças a Deus  pela Sua graça em nós!


Deus é poderoso ou capaz de fazer abundar toda graça em nós:

“… E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça; para que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra” (II Coríntios 9: 8).

Por isso, ninguém pode se queixar por falta de graça... e podemos dizer, como o Autor divino escreveu: "a minha graça te basta..." (II Coríntios 12: 5-10). Podemos nos queixar, isso sim, por não nos apropriarmos devidamente da Sua graça e a desperdicarmos, no nosso dia a dia, como disse: "não recebais a graça de Deus em vão" (Idem, 6: 1).


Deus é poderoso ou capaz de fazer tudo, muito mais, além, do que pensamos:

Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo, muito mais, abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3:20).

Estou convicto que a mente do escritor reportam-se aos factos relatados em Filipenses 3: 20-21, na vinda do Senhor para arrebatar o "Corpo de Cristo": "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória...".


Deus é poderoso ou capaz de subjugar/sujeitar, a si mesmo, TODAS as coisas:

“… segundo a eficácia com que pode até mesmo sujeitar a si todas as coisas” (Filipenses 3:21).

Por isso, podemos descansar no Senhor, sabendo que "quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor" (Romanos 14: 8), e "nada nos separara do amor de Deus que está em Cristo Jesus,  nosso Senhor" (Romanos 8: 39).


Deus e poderoso para guardar o nosso depósito até aquele dia...

"Por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia" (II Timóteo 1: 12).

"Depósito" ou o nosso "ganho" até ao "Dia", onde exibirá o nosso trabalho e nos conferirá a respetiva recompensa. A este propósito,  Paulo ainda escreveu:
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". (Gr. "Epifaneia") (II Timóteo 4: 8).

Atenção que a "epifaneia" é a referência à manifestação do Senhor glorificado no âmbito da revelação do "Mistério" ou segredo, a manifestação do Senhor ou a vinda do Senhor para a Igreja "Corpo de Cristo" e nada tem a ver com a vinda do Senhor profetica, ou revelada nos profetas, para Israel e para o mundo ser restaurado. Esta manifestação do Senhor não estava profetizada e, como a profetica, tem duas fazes: (a) primeira fase: quando glorificado se manifestou a Paulo e lhe revelou o Evangelho da Graça (II Timóteo 1: 10, a mesma palavra "epifaneia"), e classificada como "fora do tempo" (profetico) (I Coríntios 15: 8), não profetizado... e, (b) segunda fase: a vinda do Senhor para raptar a Sua Igreja "Corpo de Cristo" da Ira iminente:
"Aguardando a bendita esperança e a manifestação (epifaneia) da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2: 13).

 Por isso, nos exorta a Palavra da Graça: a estar atentos à "epifaneia" do Senhor e ao que ela representa para o "Corpo de Cristo"... e não perdermos a coroa que nos está dedtinada e o Senhor a dê a outro... 

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o nosso espírito .

Sem comentários:

Enviar um comentário