O Preço da Fidelidade à Nosso Comissão
Nos dias de Paulo, a sua "pregação de Jesus
Cristo, conforme a revelação do mistério" encontrou oposição em cada
esquina. Para proclamar fielmente a gloriosa mensagem que lhe tinha sido
confiado, ele era constantemente obrigado a suportar miséria e
desprezo. Numa de suas epístolas encontramos uma longa lista de perigos e
perseguições que ele tinha até então sido chamado a suportar (II Coríntios.
11:23-33) e essa oposição, amarga e implacável, continuou durante todo o seu
ministério. Em sua última carta, escrita da prisão em Roma, ele chama a
atenção para o carácter distintivo da sua mensagem, e acrescenta:
"Pelo qual sofro como um malfeitor, até prisões..." (II Timóteo 2:7-9).
O sofrimento quase constante ao qual o apóstolo
da graça foi submetido naturalmente teve seu efeito sobre as almas
tímidas. Alguns, que viram a verdade e a glória de sua mensagem, não
tiveram a coragem de ficar com ele em torná-lo conhecido. Outros, que
tinham começado com ele foram tentados - e alguns o fizeram – a voltar para
trás. De sua primeira aparição antes de Nero, o apóstolo tinha a dizer:
"Ninguém me assistiu na minha primeira
defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado” (II Timóteo 4:16.).
À luz de tudo isso não é de estranhar que Paulo
escrevesse a Timóteo:
"Porque Deus não nos deu um espírito de
temor; Mas de poder, de amor, e de uma mente sã.
"E, tu, não te envergonhes do testemunho de
nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro; Mas sê participante das aflições
do evangelho segundo o poder de Deus" (II Timóteo 1:7,8).
Também não é estranho que em II Timóteo 2:1-3 o
apóstolo exorte o seu filho na fé a "ser forte na graça que está (ou
foi revelada) em Cristo Jesus" * e
a "suportar as dificuldades como um bom soldado de Jesus
Cristo", especialmente tendo em conta o facto de ele
mesmo ser necessário constante ajuda a este respeito. O cristão
comum seria difícil imaginar Paulo nunca precisar de oração por coragem, mas
ele fecha sua epístola aos Efésios com o pedido:
"E [orar] por mim, para que me seja dada
capacidade, para que eu possa abrir a minha boca, para fazer notório o
mistério do evangelho,
"Por que sou embaixador em cadeias, para
que possa falar dele livremente, como me convém falar" (Efésios 6:19,20).
Oh, que todos os que passaram a ver a glória do
evangelho da graça de Deus esta oração por ousadia!
Alguns podem pensar que isso exigiria pouca
ousadia hoje para proclamar graça em toda a sua
pureza. Quem está sempre perseguido agora, pelo menos em terras livres,
iluminadas, por pregar a graça de Deus? Ah, mas não se deixe
enganar. Satanás não foi menos ativo em sua oposição à verdade quando
Constantino exaltou a Igreja professa a proeminência do que quando seus
antecessores perseguiu a Igreja e enviou seus membros para a morte pelo fogo e
espada. Na verdade, o diabo foi, sem dúvida, mais bem sucedido nos
dias de Constantino do que tinha sido quando a perseguição se enfureceu. E
será que qualquer crente na Palavra de Deus supor que Satanás cedeu na sua
oposição à verdade, hoje, só porque os homens, pelo menos nesta terra, não são
queimados na fogueira ou jogado aos leões? Não se deixe enganar. A
inimizade de Satanás contra Deus e contra a Sua Palavra contínua
intacta. Seu ódio pelo "evangelho da graça de Deus", é tão
amargo, e sua oposição a ela, é tão determinada, como sempre foi. Mas bem
que ele sabe que os desânimos constantes relacionadas com o estar em minoria,
muitas vezes ter sucesso em silenciar aqueles que estão contra perseguição
física.
Exortamos aos que conhecem e amam a verdade,
a serem determinados, pela graça de Deus, e que nada ponha em causa a nossa fidelidade à nossa gloriosa comissão; e, seja qual for o custo, devemos ser fieis e
corajosos na proclamação aos outros do evangelho puro da graça de Deus e "da pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério".
Postado por Pastor Cornelius R. Stam
Em 12 de junho de 2001 @ 06:24.
Artigos de estudo da Bíblia, em “Dois minutos
com a Bíblia”.
Para a generalidade dos crentes a sua vida cristã
se limita à igreja local, aos culto formais, ver os crentes, terem muito
número, muita formalidade, muita aparência, e o seu protagonismo não ser beliscado!
Mas, o verdadeiro cristianismo é identificação total e firmeza na verdade
da graça, numa vida de exclusividade e firmeza na graça. E, isso, implica corte e
desconforto com tudo o que é religioso. Nos dias de Paulo, a oposição a esta
mensagem era o judaísmo: a religião judaica; hoje, a oposição à mensagem da
graça se mantém o judaísmo com a capa do catolicismo romano, e do protestantismo
nas suas diversas vertentes, mesmo evangélicas!
A verdade é que podemos dar o mesmo testemunho:
aqueles que pareciam nos acompanhar são os primeiros a desertar!
* “Sê
forte”, assim o sentido no grego. A versão de JFA, RC e RA traduz como «fortifica-te…»
como se a graça fizesse uma operação miraculosa na vida do crente. A verdade é
que vemos os crentes considerados espirituais (na aparência) revestidos das
mesmas fraquezas que os demais crentes revelam! Então, a graça não é operante?
Não, não pode ser esse o sentido. O sentido é: Timóteo, sê forte e firme na
graça: não caias, nem saias da graça, nem renuncies à graça que nos foi
revelada em Cristo Jesus. Ou seja, ainda: resiste e não desistas da graça como
ela (segundo o modelo) me foi confiada e de mim ouvistes para o confiar a
homens fiéis! Isso está explicado em 1:9-10. E, o contexto é semelhante a este
do capítulo 2, que recomendo a leitura:
«8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de
nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das
aflições do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que
nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas
segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes
dos tempos dos séculos, 10 e que é manifesta, agora, pela aparição de
nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a
incorrupção, pelo evangelho, 11 para o que fui constituído pregador, e
apóstolo, e doutor dos gentios; 12 por cuja causa padeço também isto, mas não me
envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso
para guardar o meu depósito até àquele Dia. 13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim
tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. 14
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós».
Considerem o que o Apóstolo da graça diz: todos os membros do "corpo" serão salvos, mas somente alguns é que reinarão: somente os que "sofrerem..." (resistirem e não cederem da graça) e "amarem a (revelação) manifestação do Senhor em graça" (assim no grego - II a Timóteo 2:11-13 com 4:3-8). (Assunto que postaremos em breve, querendo o Senhor).
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