quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O Testemunho de Deus

"Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior" (I João 5: 9).

"Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós..." (Romanos 1: 9).

Muitos são os testemunhos relatados nas Escrituras. E muitas são as testemunhas levantadas e usadas por Deus. Deus chamou bons homens e mulheres para dar testemunho dos Seus grandes feitos e da Sua boa Palavra, e fez deles grandes testemunhas. Deus, Senhor Eterno e infinito, dignou-se a usar homens simples e humildes e declarou: "sereis minhas testemunhas..." (Atos 1: 8). E deixou-nos "uma grande nuvem de testemunhas" ou bons exemplos da importância e da necessidade da fé (confiança em Deus, Hebreus 11). E, o maior exemplo de todos é o próprio Senhor Jesus Cristo, a "testemunha fiel e verdadeira" (Apocalipse 1: 5; 3: 14), a revelação exata de Deus (João 1: 1-4, 14; II Coríntios 4: 4; Colossenses 1: 15; Hebreus 1: 1-3).

É verdade que "ser testemunha" implica alguns riscos! As duas grandes testemunhas que Deus irá levantar nos últimos dias para enfrentar os seus grandes adversários, vão ser mortas por eles (Apocalipse 11); mas Deus tem reservado grandes recompensas para as Suas testemunhas fieis... desde que demos testemunho fiel e verdadeiro, em nome do Senhor ( i.e., correto, de acordo com a Sua Palavra e não segundo opiniões e interpretações pessoais ( Efésios 4: 17; III João 1: 12).

Mas, o maior testemunho que podemos ter é o testemunho do próprio Deus. Por cinco vezes o apóstolo Paulo invoca Deus como sua testemunha (Romanos 1: 9; II Coríntios 1: 23; Filipenses 1: 8; I Tessalonicenses 2: 5, 10). Este é o maior de todos os testemunhos, pois não existe alguém maior que o Senhor, nosso Pai e, por conseguinte, o Seu testemunho.

"Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo" (Hebreus 6: 13).

"Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior" (I João 5: 9).

Ora, se é autêntico que está escrito:
"De maneira que cada um de nós (TODOS) dará conta de si mesmo a Deus" (Romanos 14: 12),

A verdade é que nem todos podem invocar o "Testemunho de Deus"!

Que testemunho dará o Senhor de cada um dos seus remidos? Que testemunho dará Deus daquele que, no meio do Seu povo, vive de maldizeres, intriguas, promotor de divisões e destruidores da obra de Deus? (I Coríntios 3: 17). Infelizmente, muitas vezes, é dado "palco" e "protagonismo" a esse tipo de "obreiros fraudulentos" que vivem de divisões, maldições, intrigas e suspeições, e são convidados e recebidos pelos homens a pregar nas suas igrejas. Tem, de facto, o testemunho dos homens, mas não têm o maior testemunho, o testemunho favorável de Deus! Que testemunho dará o Senhor dos "crentes" que não têm interesse na Sua obra nem na comunhão dos seus filhos? Como podem dizer que amam a Deus e desprezam os seus remidos? Se Deus nos chamou à "comunhão de Seu Filho" (I Coríntios1: 9), como podemos arranjar desculpas para faltar à comunhão dos santos, que estão, igualmente, no Filho? Que testemunho podemos ter de Deus se negamos e recusamos o Seu testemunho?

"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (II Timóteo 2: 2).

Ora, se é verdade que não têm o testemunho de Deus, o certo que não escaparão ao seu Tribunal!

Qual é o testemunho que esperas de Deus?

Deus é minha testemunha!


Sem comentários:

Enviar um comentário