Dividir Corretamente as Escrituras
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2: 15).
"Manejar",
no grego "orthotomeo", strong 3718, usado só aqui no NT, mas
frequente na literatura corrente da época. Significa "dividir corretamente", "cortar a direito".
Dividir Corretamente as Escrituras.
A principal divisão dos programas de Deus revelados na Sua Palavra é o programa "Profético", para a Terra e, por isso, local, executado pela instrumentalidade de Israel (Plano Messiânico), e o programa "Oculto", para o céu e, por isso Universal, e executado pela instrumentalidade da Igreja "Corpo de Cristo" (Plano da Graça).
Há crentes que confundem o ensino para Israel com o ensino da Igreja "Corpo de Cristo": um terreno, outro celestial, um profético outro oculto. Neste contexto, uns dizem que textos bíblicos são messiânicos, para fugirem às responsabilidades atuais; outros dizem que não são messiânicos, para impor obrigações aos crentes da Graça.
Que fazer com tanta divergência? Que fazer com este tipo de discurso do medo e da tirania espiritual?
"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5: 1).
"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne." (Colossenses 2: 20-23).
É importante perceber que, segundo a linguagem do apóstolo do "Corpo de Cristo", a divisão correta das Escrituras é a grande evidência da "aptidão" para a obra de Deus.
Quantos "obreiros" se apresentam diante de Deus, mas ficam limitados e condicionados por não dividirem corretamente as Escrituras! Outros, estão mesmo reprovados. Por isso, dizia o mesmo apóstolo:
"Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele." ( I Coríntios 3: 10).
Se não quereis ficar reprovados!
Oramos
para que o Senhor nos ajude a crescer até atingirmos a maturidade plena, e sejamos
achados “aprovados” no dia de Cristo.
Sem comentários:
Enviar um comentário