segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Os Espelhos de Deus


"Deus nunca foi visto por alguém!" (João 1: 18).

"... Aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém!" (I Timóteo 6: 14-16).

"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém!" (I Timóteo 1: 17).

O Altíssimo e soberano Senhor, pela sua natureza e dimensão está para além desta criação, ao ponto da Escritura dizer:

"Mas verdadeiramente habitará Deus com os homens na terra? Eis que o céu e o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?" (II Crônicas 6: 18; I Reis 8: 27).

Por isso, é irracional pensar que o Senhor Deus Criador, na Sua dimensão poderia integrar a criação; o Altíssimo está muito para além desta Criação.

Então, o Senhor, o Eterno, escolheu três espelhos para se revelar à Sua criação, refletindo a Sua imagem:

1° - O Espelho Pessoal/Natural, o Senhor Jesus Cristo:
"Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o
fez conhecer" (João 1: 18).

O Senhor Jesus Cristo participou na criação de Deus, não só criando todas as coisas que existem (João 1: 1-3), como depois (ou antes) fez-se a própria criação perfeita de Deus, deixando a Sua divindade, fazendo-se Homem (Filipenses 2: 5-11; Hebreus10: 5). Assim, o Senhor Jesus como Homem, se tornou a Imagem natural (na Criação Natural) de Deus, como temos escrito:

"... O Filho do Seu Amor... o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." (Colossenses 1: 15).

"... O Filho... O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua Pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder..." (Hebreus 1: 3).


2° - O Espelho Espiritual, a Palvra de Deus Celestial
A Palavra de Deus, especialmente aquela que foi pensada antes da "fundação do mundo" e diz respeito ao plano eterno de Deus para a glória, porque foi pensada na glória e se destina a ser concretizada universalmente a partir da glória, reflete a Imagem intelectual e espiritual de Deus:

"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos,
mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós." (II Coríntios 4: 3-7).

A verdade é que a Palavra do Evangelho se "confunde" ou se "mistura" com a própria pessoa do Senhor Jesus Cristo, sendo uma e a mesma coisa, porque toda a Palavra de Deus foi revelada pelo próprio Jesus Cristo (Gálatas 1: 11-12). "O Verbo era Deus... e habitou entre nós..." como uma e a mesma coisa: palavra e pessoa (João 1: 1-3, 14).

Por isso, rejeitar o Evangelho é rejeitar a imagem de Deus, rejeitar o Senhor Jesus Cristo e rejeitar o próprio Deus!

3° - O Espelho Celestial - O "Corpo de Cristo".

"... E vos vestistes do novo (Homem), que se renova pelo conhecimento (Romanos12: 2), segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. (Colossenses 3: 10-14).

O "Novo Homem", também chamado de "Cristo", porque leva o nome da "Cabeça" (I Coríntios 12: 12-13), e Igreja "Corpo de Cristo", porque Cristo é Cabeça do Corpo (Colossenses 1: 24), faz parte de "uma nova criação" de Deus (II Coríntios 5: 17), "não desta criação" (Hebreus 9: 19), certamente de uma natureza totalmente diferente daquela que existe na atual criação, ao que creio, uma criação igual ou semelhante à própria "natureza de Deus" (II Pedro 1: 4).

Mais uma vez este "espelho" de Deus se confunde com o próprio Senhor Jesus
Cristo, porque tudo foi feito por Ele e para Ele. E, sem Ele nada do que foi feito se fez... porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude n'Ele habitasse... e, para que Ele tivesse a proeminência em todas as coisas... pelo que, diz o texto: "Cristo é tudo em todos..."

Que privilégio: a Sua Igreja, o "Corpo de Cristo", estar identificada com o próprio Soberano Senhor Criador, o Altíssimo e Eterno, e com os mais sublimes aspectos e elementos da Sua Criação.

Por isso, o apóstolo Paulo, ministro desta mensagem (Tito 1: 1-4) faz uma aplicação muito prática para os santos:

"Como eleitos e amados de Deus... revesti-vos de entranhas de misericórdia..." ou seja:

"Sede imitadores de Deus como filhos
amados..." (Efésios 5: 1 - passagem paralela a esta de Colossenses em Efésios 4:32 a 5: 1).

Meus caros: que imagem estais a dar de Deus?
Sabemos, pela Palavra de Deus que isso se concretizará em nós, somente na manifestação do Senhor Jesus Cristo em glória (Colossenses 3: 1-4), "que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o Seu corpo glorioso" ( Filipenses 3: 20-21).

Mas, mesmo assim, somos exortados a espelhar a imagem sublime e celestial de Deus, com os valores morais e espirituais que o reveste e realçou neste período da Graça. 

Cristo, pessoa, deu uma imagem pura, perfeita, sublime e concludente.
A Palavra escrita é uma revelação perfeita, viva e eficaz;
O "Corpo de Cristo"...
Oremos...

Sem comentários:

Enviar um comentário