quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Conselho Eterno de Deus - III Parte: O Propósito Eterno




O Propósito Eterno de Deus
Lugar do Corpo de Cristo na Nova Criação de Deus
O “Corpo de Cristo” ocupa o terceiro nível da hierarquia do Universo, abaixo de Deus e abaixo de Cristo (Efésios 1:18-23; I Coríntios 3:21-23).

Introdução:
O programa profético de Deus, para este mundo, está cheio de promessas e de títulos para os crentes do Reino e, especialmente, para os crentes filhos de Israel. Reis e sacerdotes, são dos principais títulos. Isto pode parecer que eles têm uma posição e privilégios superiores ao “Corpo de Cristo”. No entanto, não é assim. A graça de Geus fez muito mais que as “obras da lei”!
Há diferença entre ser “um reino de sacerdotes”, como será a nação de Israel (Apocalipse 1:6; I Pedro 2:9) e “reis e sacerdotes”, como será o remanescente (Apocalipse 5:10; Isaías 61:6) e deuses, como será constituído o “Corpo de Cristo”, na dimensão inferior, claro, à semelhança de Salmos 82:6, cuja referência é feita aos mais superiores seres angelicais:
«Eu disse: Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo.» (Salmos 82:6);
«Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.» (Salmos 82:1); e,
«Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade é para sempre.» (Salmos 136:2).


O Apóstolo Paulo tem uma oração muito importante, neste contexto do propósito de Deus para o “Corpo de Cristo”:
«Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos…» (Efésios 1:18), e:
«Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo» (Idem: 1:12).
(lit. Grego: “Nós que temos uma pré-esperança em Cristo”, ou seja, esperança não no sentido aguardar que alguma coisa aconteça[1], mas algo que foi previamente criado por Deus para o Seu “Corpo”, antes da fundação do mundo, conforme capítulo 2:4-10.

Efésios 2:5-10 – “Boas Obras” são as funções pré-preparadas por Deus e que nos vão ocupar nos séculos vindouros, descritas no versículo 7. Não é a vida hoje, mas nos séculos vindouros (7). A dimensão prática desta vocação só é tratada no capítulo 4, versículo 1 – “Andai segundo a vocação com que fostes chamados…”, ou seja: a nossa vida prática deve ser em função e deve reflectir o nosso carácter e as nossas funções celestiais e da eternidade.
Filipenses 3:20-21 – «Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.» “Cidade”, no grego: grego: politeumaPoliteuma = assento de autoridade, lugar de administração; cidade e pátria, como por vezes é traduzido, seria polis e cidadania seria “politeia” como em Actos 22:28 e Efésios 2:12, “cidadania ou comunidade de Israel”; Paulo usa um termo derivado deste em Filipenses 1:27 – “portar-vos, conformes o Evangelho de Cristo”, à semelhança de Efésios 4:1 – “Andar conforme a vocação…”. É, sem dúvida, é uma referência à posição e funções que o Corpo terá, em Cristo, sobre os celestiais.
Colossenses 3:3-4 – “Vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Vida, não só como essência, mas como as nossas funções na eternidade – nos séculos vindouros, conforme Efésios 2:7-10. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, nós nos manifestaremos com Ele, já no exercício das nossas funções gloriosas, conforme Romanos 8:18-23.

Há vários textos que vão passando despercebidos do leitor comum, mas têm um significado muito especial, e revelam muito das coisas que “estão ocultas em Deus”!
Vejamos, algumas:
«Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder. A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor. Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam. Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo». (I Coríntios 2:6-10 – NTLH)
«Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam (Idem, 9 – RC).
Pergunto: Se as coias “ocultas de Deus” já estão preparadas e “pre-preparadas”, então onde estão ocultas? E, mais: onde estiveram ocultas durante os séculos? Ocultas a toda a criação, aos anjos e criaturas celestiais/espirituais, aos anjos, incluindo pais e profetas (Efésios 2:6-10; 3:10; Colossenses 3:1-4; Filipenses 3:20; II Coríntios 5:17).
Por tais descrições sabemos que o que estava oculto em Deus era mais que um plano: é um plano a realizar-se num lugar especial. E tudo está oculto no “seio” de Deus.
Onde será este lugar? Onde está ele “oculto”?
Diz o Apóstolo: “em Deus”, o “seio de Deus” (Efésios 3:9; Colossenses 3:3, conforme João 1:18 e 3:13), “em Cristo” (Efésios 1:3; 2:6-7; II Coríntios 5:17) e “para além dos céus”, gr. “epi-céus” (Efésios 1:3; 2:7; 3:10).

Mas, há outra nuance que as palavras sagradas dos textos citados transmitem: Será que estes lugares e coisas preparadas já deixaram de ser ocultos, ou serão sempre ocultos a toda a criação? É que os textos dizem que serão revelados por Deus através da Igreja “Corpo de Cristo”.

Para compreender o que o Espírito Santo quer dizer teremos de perceber que Deus, na Sua essência, transcende a criação material e espiritual existente (II Crónicas 6:18). Deus é “invisível”, “habita na luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver” (I Timóteo 1:17; 6:16). E, deu-se a conhecer à Sua criação através do Filho, que é a “imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15; Hebreus 1:1-3). Este lugar, que estará para além da visão dos seres celestiais e espirituais nos céus, é o lugar onde está a própria essência de Deus, para além desta criação, como diz Paulo em II Coríntios:
«Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo» (5:17).
Gr. “Nova Criação” (NT Grego – Fritz Rienecker/Cleon Rogers). Ou seja, os que estão em Cristo pertencem à “nova criação” de Deus. Nova, não no sentido de recente, “mas diferente” (Jamieson/Fausset/Brown).
Assim, o lugar reservado para o “Corpo de Cristo” parece ser um lugar “não criado”, ou “não desta criação”! É a “luz inacessível”, conforme Colossenses 1:12,
«Dando graças ao Pai, que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz». (gr. “em a luz” – locativo, neutro).

Quando o Apóstolo diz que a Igreja “Corpo de Cristo” ocupa um lugar especial “em Cristo” para “mostrar nos séculos vindouros” e para tornar “conhecida, pela própria Igreja”, a multiforme sabedoria de Deus e as “riquezas incompreensíveis de Cristo”, indica que será um espaço sempre oculto à criação e seres celestiais, mas dado a conhecer pelo “Corpo de Cristo” a esta criação – isto é, aos seres do mundo e do “pós-fundação do mundo”.






O PLANO DO CONSELHO: O PAPEL DA HERANÇA DA DIVINDADE

I.        CRISTO E O CORPO ACIMA DE TODOS OS CÉUS.
(1)  O Corpo de Cristo Habita Para Além dos Céus (Efésios 1:3; 2:6-7; II Coríntios 12:1-4 – Gr. “epouraniov, pouranios; lit. “epi-céus”). O Paraíso, pelo paralelismo, estará para além do terceiro Céu. Note-se: "paraíso" para Israel é o seio de Abraão, chamado ao lugar superior do Hades (comparar Lucas 16:19-31, Apocalipse 6:9-11 com Lucas 23:43). O Paraíso do “Corpo” é o “seio de Deus” (João 1:18). A noção desta habitação de Deus parece estar para além do terceiro céu (ou céu dos céus), conforme o implícito no Salmo 68:33, I Reis 8:27, II Crónicas 2:6, 6:18.
(2)   A excelência deste lugar está patente no seu próprio nome: a “cidade” leva o nome do Seu criador: “CRISTO”, “FILHO”, “DEUS”, pelas seguintes razões:
(A) Cristo está acima de todos os céus (Efésios 4:10), mas nem mesmo os anjos sabiam do mistério revelado a Paulo (I Coríntios. 2:6-10). Assim, o Lugar referir-se a algo que está para além do criado – desta criação, e a englobar algo que está para além de todo o reino angélico.
(B) Se o Lugar é incriado – não é desta criação (céu, céus, céu dos céus e terra), então será parte do próprio Deus: o seio de Deus. Mas, uma vez que é invisível para as suas criaturas, por exemplo, Cristo na Sua qualidade de pré-existente (na sua essência de Deus – antes de ter tomado a forma de Deus – Filipenses 2:5), faz parte desse lugar, e “CRISTO” na Sua humanidade como Cabeça e a Igreja como Seu “Corpo” (Efésios 1:19-23; Colossenses 2:9-10) deve ser a forma visível dessa manifestação, conforme revelado a Paulo. Conforme já referido, esta Pessoa deve ser o Verbo que se manifesta como o FILHO (Provérbios 8:22-31; João 1:13-14, 18; 5:22, 27, 37; 6:46; 14:9; Colossenses 1:15-17; Apocalipse 1:13-18, etc.).
(C)  Se o Lugar do Corpo for o que está para além do reino angélico, então ele terá, obviamente, de estar vedado a eles (Êxodo 24:10; Isaías 6:18; Ezequiel 1, 10; Daniel 7:9-13, 22; Apocalipse 4:5). Então, esse lugar “oculto” não poderá ser o “santuário celestial” como está descrito nos profetas, epistola aos Hebreus ou Apocalipse:
«Os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou» (8:5)
«Mas, vindo Cristo, o sumo-sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação…» (9:11);
«Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus» (9:24);
«Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne» (10:19-20).
Este santuário, conforme descrito nos profetas e, especialmente, no Apocalipse, está envolvido pelos seres celestiais, que têm uma parte ativa. Ele é Aquele que está envolta pelos Querubins como Seu tallith interior (véu). Lembrem-se que o próprio trono é composto por uma nuvem de seres angélicos, sobrevoado por serafins, rodeado pelos zoa (seres viventes), e assente numa base ou transportado pelas rodas de Ophanim (seres), e assim é a maior porção angelical ou o terceiro Céu.
Este lugar nunca foi mistério: nem para os anjos, nem para os homens.[2] Por isso é que não poderá referir-se ao lugar reservado para o “Corpo de Cristo”.
Aquele Lugar estava oculto porque estava para além do véu, que era “CRISTO” na Sua dimensão eterna – pré-existente, o “Filho de Deus” (Efésios 4:13), o cabeça do “Corpo de Cristo”, assentado “acima de todos os céus” (Idem, 4:10).
Esse lugar, onde está a própria essência de Deus é o “Santo dos Santos”, que estaria vedado a toda a criação, inclusivamente dos seres celestiais, mas com a materialização de Deus na Pessoa do Senhor Jesus Cristo e com a Sua morte, o véu foi rasgado e aberto o caminho para este lugar oculto do seio de Deus.
(D)    O Corpo de Cristo é o cidadão comum do Lugar Santíssimo Celestial (assim o grego em Efésios 2:19[3], 21[4]; 1:18[5]; Colossenses 1:12[6]) – a leitura do termo grego agion (santo) como neutro plural, leva-nos a pensar que se refere a CRISTO como espaço, e o Corpo é o seu cidadão comum, no Lugar Santíssimo celestial – uma leitura do termo agion como o masculino plural da majestade, leva-nos a crer, novamente, ser o CRISTO-ESPAÇO.
(E) Notem que, nem a forma de um CORPO, O CRISTO-ESPAÇO, nem o terceiro Céu contém todo o Infinito da essência de Deus (Salmos 68:33; I Reis 8:27; II Crónicas 2:6, conforme 6:18; Colossenses 2:9)[7].
(3)  Assim, Cristo e o Seu Corpo "habitam" o CRISTO-ESPAÇO, no seio de Deus, e representativo no lugar da manifestação pessoal do Logos no Trono do Pai.
(4)  Isso explica muitas passagens "evitadas" por muitos ensinadores das Escrituras:
(A)   O Corpo está assentado juntamente com Cristo (ergo” no Trono do Pai) – (Efésios 1:20-21; 2:6; Filipenses 3:20 [texto grego]; II Timóteo 2:12).
(B)   O Corpo está juntamente com Cristo e em Cristo[8], sobre o Trono do Pai (I Tessalonissenses 4:16-17, Efésios 2:6).
(C)   O Corpo está juntamente com Cristo glorificado (Romanos 8:17; II Coríntios 3:18; 4:4; Colossenses 3:4; II Tessalonissenses 2:14).
(D)  O Corpo é a plenitude da glória de Cristo (Efésios 1:23; 2:22; 4:13; Filipenses 3:20-21; Colossenses 2:10).
(E)   O Corpo é herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo (Romanos 8:17), mas na herança do Pai (Efésios 2:19; 1:18; Efésios 4:4-6 – notem-se que o “Corpo” é colocado em sintonia com o Pai).

II.     A POSIÇÃO DO CORPO SOBRE ANJOS.
Ver: I Coríntios 6:23; Gálatas 1:8-9; Efésios 1:20-21; 2:6; 3:10; Filipenses 3:20-21; Colossenses 3:1; I Tessalonissenses 4:16-1.
Na Profecia, o Arcanjo Miguel e mesmo os crentes do Reino não deveriam lavrar qualquer decisão sobre os anjos, porque estavam numa posição de inferioridade (II Pedro 2:10-12). Isso já não acontece com os membros do “Corpo” que estão em superioridade em relação aos anjos. Paulo lavrou uma maldição sobre aqueles que ensinam outro evangelho (Gálatas 1:8).
Uma das funções do “Corpo” será a de supervisionar a actividade e as funções das hostes angélicas e os renovados/recriados céus. Como os anjos eram e serão o elo de ligação de Deus com os crentes do Reino (profetas, sacerdotes, e outros), o “Corpo” será o elo de ligação de Deus com os anjos, para conduzir as directrizes e bênçãos de Deus para a criação de Deus.

III.  A POSIÇÃO DOS ANJOS SOBRE ISRAEL.
Centenas de passagens atestam isso, por exemplo: Gálatas 3:19; Actos 7:53; Salmos 138:12; Daniel 10:16-19; 12:8; Zacarias 1:9; 4:4,13; Mateus 28:5-8; Lucas 1:19-20; Actos 1:10-11, 5:19-21; 10:4; 12:7-10; Hebreus 2:2; Apocalipse 1:1; 7:14; 21:12.

IV.   A POSIÇÃO DE ISRAEL SOBRE OS GENTIOS.
Ver: Isaías 14:14; 60-61; Amós 9:12; Mateus 15:21-28; Apocalipse 2:26.
Israel, sob a supervisão dos anjos, supervisiona as nações na Terra recriada/renovada.

V.      A POSIÇÃO DOS GENTIOS SOBRE A NATUREZA TERRENA
 Os gentios ou as gentes, os povos e as nações serão aqueles que encherão a terra e a guardarão na nova criação, em cumprimento directo dos propósitos de Deus para a terra, conforme o prescrito em Génesis 1:28; 9:7; Apocalipse 21:24, entre outros textos.
Os gentios cuidarão da Terra e supervisionarão a sua fauna e flora.





[1] “Esperança”, não no sentido de aguardar que aconteça, como se referindo aos Judeus que esperavam em Deus antes dos membros do “Corpo”, mas no sentido do factos criados por Deus antes do tempo da sua revelação.
[2] Isto explica as referências feitas que Satanás e outros anjos caídos aparecem na presença de Deus: ou seja, não é o lugar onde está a “essência de Deus”, mas onde Deus manifesta a Sua presença diante das Suas Criaturas: O Filho (Isaías 6, conforme João 1:18 – As manifestações de Deus foi sempre “O Filho”): casos de Job 1:6; 2:1; II Reis 22:17-23; Zacarias 3:1-2.
[3]en tois agiois”, em os santos, artigo definido plural, dativo: em os santos!
[4]naon agion en kuriw”, “santuário Santo”, literalmente: “santo dos santos ou santíssimo”; diferente das ocorrências de Hebreus.
[5]twn agiwn” – neutro plural… “na luz”, neutro singular, como o local onde a herança está e é vivida. Luz é Deus, Cristo e o lugar da vida da herança.
[6] Idem.
[7] Uma vez que os céus e a terra não contêm a glória de Deus, muito provavelmente esta esfera onde Deus habita e será a residência do “Corpo” é um espaço e uma esfera muito maior que o universo material que conhecemos:
«Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado» (I Reis 8:27; II Crónicas 6:18).
[8] Efésios 2:5-6 diz: «nos vivificou juntamente com Cristo... e juntamente com Ele nos fez assentar em Cristo», ou seja, com... e n’Ele. Cristo está em Cristo! Ou seja, temos aqui uma referência a Cristo Pessoa e Cristo Espaço onde o “Corpo e Cristo Pessoa estão. No grego: “en Cristw”, dativo de esfera em Efésios 1:3; 2:6.

1 comentário: