segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Chora, Israel

Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que, na Judeia, estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, OS QUAIS TAMBÉM MATARAM O SENHOR JESUS, e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens. E NOS IMPEDEM DE PREGAR AOS GENTIOS AS PALAVRAS DA SALVAÇÃO, a A FIM DE ENCHEREM SEMPRE A MEDIDA DE SEUS PECADOS; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim” (I Tessalonicenses 2: 14-16).

Vamos tentar compreender os dias que vivemos, especialmente com Israel, à luz da Palavra de Deus, uma vez que, pelas reações e afirmações feitas no meio cristão, por muitos crentes, têm demonstrado um total desconhecimento da Palavra de Deus, e estão completamente desfasados dos planos de Deus. E, muitas delas, estão tão afastadas do programa de Deus que, pergunto-me, se muitos desses crentes professos saberão bem o que é a salvação de Deus, segundo o Evangelho da Graça, e se seguem o Senhor ou alguma religião evangélica.
Estamos muito chocados e sensibilizados com os últimos acontecimentos em Israel. A morte cruel de crianças, idosos, civis inocentes é indescritível. Mas, nem por isso, a causa de Israel é mais justa que qualquer outra que ocorra no mundo, onde todos os dias morrem inocentes de forma infame e cruel, e só porque é Israel. Deus não está mais interessado em Israel do que está com outro povo qualquer. Antes: “anuncia a todos e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17: 30), “como quer que todos os homem sejam salvos…” (I Timóteo 2: 3-6).

Quero que saibam que Israel só está nesta situação por culpa própria. Deus elegeu aquele povo para ser o seu povo e seus representantes exclusivos na Terra (Deuteronómio 7: 6; 10: 15; 14: 2; 28: 10) . Mas, este povo fez tudo… e Satanás levou-os a tudo na tentativa de dissuadir o Senhor de mantê-los como Seu povo. Romanos 2 faz uma descrição negra de como aquele povo se tornou (17 a 3: 20), ao ponto de dizer:
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós” (2: 24).
Alem disso, no momento da verdade, decidiram escolher “Barrabás”, “Cesar” e o Anticristo, e mataram o seu Rei, o Santo de Israel, o Senhor Jesus Cristo.

Por isso, Deus retirou-lhes o Reino e o dará a outros:
Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos” (Mateus 21: 43).
Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, só o remanescente é que será salvo” (Romanos 9: 27).

Neste momento, Israel caiu na incredulidade, na idolatria e na imoralidade, e Deus afastou-se deste povo como “Povo de Deus”. Israel caiu e está separado de Deus, exatamente como os gentios, colocando-se na mesma situação de pecadores:
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado, como está escrito: Não há um justo, nem um sequer” (3: 9-10).

E, historicamente, a sua queda permitiu o início do novo programa: a “Dispensação da Graça de Deus”, que implicou a suspensão da Sua Ira e a manifestação da Sua Graça, Benignidade e Longanimidade, esperando que alguns em Israel e no mundo se arrependam e sejam salvos (Romanos 2: 3-5; 9: 22-24; Efésios 2: 11-18; 3: 1-13; Tito 2: 11-15; 3: 4-6; II Pedro 3: 9, 15-16).

Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!” (Romanos 11: 11-12).
É neste contexto que o apóstolo dá testemunho:
Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne” (Romanos 9: 1-3).
Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação” (Romanos 10: 1).

Mas, logo percebeu que não havia solução para aquele povo, e que eles deveriam ser afastados e julgados como tal.

No entanto, Paulo deixa claro que, não obstante Israel e o mundo estarem afastados de Deus, Ele ainda está a dar uma oportunidade de Salvação, propondo “graça e paz” com a “mensagem de reconciliação”, na base da Sua graça:
E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação” (II Coríntios 5: 18-19; conforme Romanos 5: 11).

E, neste sentido, Paulo, ainda diz:
DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.”
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje” (Romanos 11:1, 5-8).

Então, segundo as palavras do Espírito de Deus, Israel caiu, e está entregue à incredulidade, ao pecado, e completamente endurecido. Ainda hoje, grande número são ateus e os outros nunca reconheceram o Senhor Jesus Cristo como “Filho de Deus” ou o “Salvador do Mundo”. E, se virmos as imagens dos atentados ocorridos em Israel nestes dias, vemos os jovens a dançar músicas pagas à volta de uma imagem de um ídolo pagão, que fazia lembrar o povo de Israel no deserto a adorar e a fazer festa ao bezerro de ouro. O texto em título proclama a sentença de Deus:
“… os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido… A fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim” (I Tessalonicenses 2: 16).

Muitos estão com pena de Israel, o Israel incrédulo. Estão com mais pena de Israel que do Senhor Jesus Cristo que morreu às suas mãos, com toda a crueldade. Eles não só queria ver o Senhor morto; queria ver o Senhor sofrer… Deus sofrer! E, estes, estão com mais pena da criatura que do Criador. Esquecem que Israel, como nação, terá de pagar o que fez ao seu Criador e Rei, e "estão determinadas assolações até ao fim" (Daniel 9: 26).

Muitos querem contrariar a Palavra de Deus e mudar os propósitos de Deus… ou contornar, disfarçar e desculpar o estado espiritual Israel. E, aqui vemos como a cristandade está muito longe dos caminhos e propósitos de Deus neste tempo da graça. Nós não somos chamados a orar por Israel ou por qualquer nação, pois o mundo está entregue ao domínio de Satanás (Efésios 2: 2-3; I João 5: 19), e culminará na sua ruina total na Grande Tribulação. Nós somos chamados a orar pelo “Corpo de Cristo”, pelos santos, por causa da compreensão e aceitação da revelação do Mistério (Efésios 1: 16-23) e para a sua edificação (3: 14-21).

Vemos muitos apelos por orações por Israel e por Jerusalém. Isso faria sentido acerca de três mil anos. Atualmente, esse tipo de orações, tal como o chamado “Pai Nosso” não tem qualquer sentido ou aplicação prática, especialmente porque o Espírito de Deus não inspira, hoje, esse tipo de orações, como outras do género, que vão contra a Palavra de Deus para a “Igreja”. E, não sendo feitas no “Espírito” não são respondidas por Deus, como os factos o demonstram. O Senhor deixou-nos exemplos de orações “no Espirito” como são as orações do apóstolo Paulo nas suas epístolas. Essas são o tipo de orações que Deus responde “Hoje”. Outro tipo de orações não contam para Deus porque não prosseguem os seus propósitos e não estão de acordo com a Sua Palavra para os dias de Hoje, a Revelação do Mistério (Efésios 6: 18-20). Deus não está a estabelecer o Seu prometido Reino na Terra. Esse propósito será retomado no tempo próprio de Deus; Deus está a formar um Corpo em Cristo, e tudo que não encaixe nesse propósito é ignorado por Deus. Por isso, e pelo que vejo nas Escrituras do Mistério, atendendo ao que vejo e ouço na cristandade, estão muito desviados e longe do Propósito de Deus.

Não ignorem que Israel vai acabar recebendo as Bestas das Trevas, e a sua capital, Jerusalém, a Babilónia espiritual, será onde estará instalado o Trono de Satanás, quando ele for lançado na Terra (Apocalipse 12 e 13), e se assentará no templo de Deus como um “deus”!
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus… A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (II Tessalonicenses 2: 3, 4, 9).
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado” (Apocalipse 11: 8; II Tessalonicenses 2: 3-4).

Por fim, todas as coisas desta Terra estão destinadas à destruição e, só com a vinda do Senhor, primeiramente para arrebatar o “Corpo de Cristo” e, depois, para voltar à Terra para reinar, é que a Terra será purificada e estabelecido o Reino Messiânico (Atos 3: 18-21). Então, “todo o Israel será salvo” (Romanos 11: 25-29), ou seja, os que sobreviverem da Grande Tribulação, o remanescente (Apocalipse 14:1). E, isso, só será possível com a presença do Senhor.

Por isso, querem orar? Orem com as orações no Espírito, conforme as orações que estão nas Escrituras do Mistério: o conhecimento e esclarecimento do Mistério nos santos, a firmeza dos santos no Mistério, e o testemunho dos santos segundo o conhecimento do Mistério. E, no geral, pela salvação das almas. Assim, como os “Salmos” e outros cânticos e orações do V.T. eram exemplos de orações para os crentes de Israel fazerem, designadamente pela prosperidade, vitorias e conquistas, destruição dos seus inimigos, etc., as orações constantes nos escritos de Paulo são um exemplo das orações do Espírito para adotarmos como modelo e que Deus responde efetivamente, porque são as que prosseguem o propósito atual de Deus.

Assim, também, oro, para que o Senhor ilumine os vossos entendimentos e compreendam corretamente os caminhos e propósitos de Deus e, especificamente, não fazer ou dizer nada que esteja em desacordo com Deus e o ofenda. Quem quiser aceitar estes esclarecimentos, que aceite; quem não quiser aceitar, recomendo, seriamente, que estude a Palavra de Deus. Deus vai reclamar obrigações.

Orarei com espírito, mas, também, orarei com entendimento” (I Coríntios 14: 15).

Sem comentários:

Enviar um comentário