quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os Doze Apóstolos Pertencem ao “Corpo de Cristo"?

Os Doze Apóstolos Pertencem ao “Corpo de Cristo"?
Por Joel W. Finck


Os Doze Apóstolos foram integrados no "Corpo de Cristo", depois que Israel rejeitou o Messias e o Senhor suspendeu a Profecia?


Neste artigo, vamos procurar responder à seguinte pergunta: "Os doze apóstolos pertencem ao “Corpo de Cristo"?
É importante o leitor entender que a questão não é se os doze apóstolos estão salvos ou perdidos.  A questão que pretendemos ver esclarecida é se os doze apóstolos foram transferidos para o “Corpo de Cristo”, quando a nova administração da graça foi iniciada com o Apóstolo Paulo, ou se, pelo contrário, eles permaneceram como parte da esperança de Israel. Uma terceira alternativa é saber se eles obtiveram uma espécie de esperança "dupla", recebendo os benefícios e as bênçãos de ambos os Planos de Deus: do programa do Reino e da dispensação da graça.
Para alguns, a própria pergunta pode parecer irrelevante ou até mesmo ridícula, bem como os debates proverbial de quantos anjos podem dançar na cabeça de um alfinete. Mas antes de examinar as provas da Escritura sobre o assunto, vamos primeiro mostrar a importância da questão.
Certamente que não faria qualquer diferença para nós se o Senhor escolhesse os doze apóstolos para os colocar no “Corpo” ou não. Deus pode fazer o que Lhe agrada, e não afectaria as maravilhosas bênçãos da graça que nós apreciamos, como membros do “Corpo de Cristo”. No entanto, vendo os doze apóstolos (e todos os santos do reino que viveram na época) a transitar para fazerem parte integrante do “Corpo de Cristo” levanta grandes questões no que diz respeito aos seus ensinos e escritos. Por exemplo, se Pedro foi adicionado ao “Corpo de Cristo” após a dispensação da graça que foi confiada a Paulo, então, deveremos tomar as epístolas de Pedro como instruções para o “Corpo de Cristo”? Devemos entender que Pedro está dizendo ao “Corpo de Cristo” que somos “um sacerdócio real”, e “uma nação santa” (I Pedro 2:9)? Se sim, que "nação" somos nós? E como é que podemos entender a declaração de Pedro quando diz: «Na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva...» (I Pedro 3:20-21) à luz da afirmação de Paulo, quando diz que Cristo lhe enviou «não para baptizar, mas para pregar o evangelho» (I Coríntios 1:17)? E, em relação ao retorno de Cristo, Pedro declara aos seus leitores a sua esperança, e diz: «aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão... Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça»[1] (II Pedro 3:12-13), enquanto que Paulo nos diz para «aguarmos a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo» (Tito 2:13).
As duas posições em relação a esta questão são conhecidos como os "doze-in" e os "doze-out" posições. Para responder à questão de saber se os doze apóstolos foram acrescentados ao corpo de Cristo, vamos apresentar evidências bíblicas que demonstram como os doze não estavam in, e responderemos às questões sobre a posição dos "doze-out".
Talvez a mais surpreendente é a distinção entre o plano e o propósito de Deus para Israel e o Seu plano e propósito para a igreja “Corpo de Cristo” e a posição que cada grupo irá ocupar na eternidade. Tem sido dito muitas vezes que Israel tinha uma "esperança" terrena. Mas, com isso, não queremos dizer que a sua esperança e destino é “não espiritual” ou exclusivamente material, de forma alguma. Quando Cristo estabelecer o Seu reino na terra ele será um reino espiritual, porém, estabelecido sobre a terra. Zacarias profetiza que um dia «O E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras...» (Zacarias 14:3-4). E, continua ele a dizer: «E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome» (Zacarias 14:9). E quem é o "Senhor", que vai fazer isso? Ele não é outro senão o próprio Jesus Cristo! Ele fala disso em Mateus 25:31, "Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória." E, para os doze apóstolos Ele prometeu: «Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos para julgar as doze tribos de Israel» (Mateus 19:28). Tudo isto está em conformidade com as grandes promessas do reino de Deus prometido a Israel que «os mansos herdarão a terra» (Salmo 37:11, conforme Mateus 5:5), e «os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre» (Salmo 37:29).
Mas, para «a igreja que é seu corpo» (Efésios 1:22-23), Paulo escreveu: «E nos ressuscitou juntamente, e juntamente nos fez sentar nas celestes lugares em Cristo» (Efésios 2:6). E para os crentes de Filipos: «Porque a nossa cidade (literalmente “lugar de governo") está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo» (Filipenses 3:20). E, claro, algum dia, «o Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz do arcanjo, e com a trombeta de Deus: e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens , ao encontro do Senhor nos ares , e assim estaremos para sempre com o Senhor» (I Tessalonissenses 4:16,17). Paulo refere-se a tudo isso como nossa «bendita esperança» (ver Tito 2:13).
Com tudo isso em mente, nossa pergunta deve ser, como poderiam os doze apóstolos, eventualmente, serem membros do “Corpo de Cristo”, quando lhes foi prometido para viver na Terra para sempre, enquanto que ao "Corpo" está prometido viver no céu?
Outra razão que demonstramos para verificar como os doze apóstolos estão separados do "Corpo" da igreja é a natureza distinta de seu apostolado e do apostolado de Paulo. Paulo enfatiza essa distinção em Gálatas 2:8: «Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão , o mesmo operou eficazmente em mim para com os gentios». Nesta base, foi alcançado um acordo. Testemunhou Paulo: «E, quando Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, conheceram a graça que foi dada a mim, eles deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão» (Gálatas 2:9). Se eles eram todos membros do “Corpo de Cristo”, na qual «não há diferença entre judeu e grego» (Romanos 9:12), então porque é que os apóstolos mantiveram esta distinção? A resposta é que, enquanto a «nova criação», o “Corpo de Cristo” já estava em andamento com o ministério de Paulo, os muitos crentes da "circuncisão" a quem Deus havia prometido um reino e esperança terrena, continuavam a seguir a sua prática mosaica. Deus não podia voltar atrás em a Sua palavra a eles dirigida, porquanto, Pedro, Tiago e João, concordaram em continuar os seus ministérios entre eles[2].
Paulo faz, frequentemente, referência a estes dois grupos de crentes na suas epístolas, e que existiam durante este período de suspensão do programa profético e início do programa do “Mistério”. Gálatas 6:15 -16 diz o Apóstolo: «Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus»[3].
Esta "nova criação", em que a circuncisão e a incircuncisão não tem valer algum não é outro senão o “Corpo de Cristo”, também conhecida como a "um novo homem", composto de judeus e gentios que foram reconciliados em Cristo, formando "um só corpo" (Efésios 2:15-16). Então, Paulo pronuncia uma bênção sobre eles: «E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz esteja sobre eles» (Gálatas 6:16). Mas para não deixar sem bênção o outro grupo de santos que ainda existiam na época, Paulo acrescenta: «e sobre o Israel de Deus» (Gálatas 6:16). Quem é o "Israel de Deus?" Nenhum outro grupo é senão os crentes da "circuncisão" que restavam do Reino messiânico, aos quais Pedro, Tiago e João concordaram em limitar o seu ministério (Gálatas 2:9).
Às vezes é questionado pelos defensores dos "doze-in" se, aqueles que estavam sob a dispensação da promessa continuaram a viver ao abrigo da lei que lhes foi dada, e em caso afirmativo, por que não transferi-los no âmbito do programa reino para o “Corpo de Cristo”. A resposta à primeira questão é, obviamente, sim. O povo da dispensação da promessa estava colocada sob a lei. Mas isso é porque a lei foi "adicionada" à promessa, pois o programa profético não foi alterado, mas apenas feito um ajuste a um plano que já estava em funcionamento. Paulo explica isto em Gálatas 3:17: «Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa». A dispensação da graça, por outro lado, foi um programa totalmente novo, e não apenas uma revelação ou modificação posterior de um programa anterior. Portanto, não esperaria que as pessoas da dispensação anterior, que já detinha um determinado conjunto de promessas e uma esperança especifica no futuro, viesse a ser transferido para um conjunto completamente diferente de promessas e para uma esperança totalmente diferente.[4]

Agora, para testar as nossas convicções acerca dos “doze-out”, devemos considerar alguns dos argumentos e objecções que são feitas pelos defensores dos “doze-in” e analisá-las à luz das Escrituras.
1. A primeira epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios, no capítulo um, verso dois, diz: «À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor, tanto deles como nosso». Também, na mesma epístola, capítulo 12, verso 13, declara: «Pois todos nós fomos baptizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito». Parece que Paulo está considerando que «todos os que em todo lugar invocam o nome de Jesus Cristo» são membros do “um só corpo”.
Isso parece bastante convincente à primeira vista, excepto para um facto importante: enquanto Paulo se refere a «todos os que em todo lugar invocam o nome de Jesus Cristo» em I Coríntios 1:2, ele não os inclui no “Corpo” quando diz: «Pois todos nós fomos baptizados em um Espírito, formando um corpo». Note cuidadosamente que em 1 Coríntios 1:2, Paulo afirma simplesmente que os crentes de Corinto são «santificados em Cristo Jesus, chamados santos...», os quais devem obedecer à sua carta, juntamente com «todos os que em todo lugar invocam o nome de Jesus Cristo». A questão de Paulo é que os crentes de Corinto são tanto de "santos", como os crentes que estão em qualquer outro lugar, independentemente de qual programa a que pertencem. É interessante notar que Paulo termina o verso: "tanto deles e nosso", que apoia a ideia de que existe uma distinção do tipo de santos do “Corpo” e de santos da "Profecia".
(...)[5]

6. Os parentes de Paulo: Andrónico e Júnia estavam "em Cristo" antes dele (Romanos 16:7). Será que, por esta afirmação, deve ser entendido que eles devem ser incluídos no "Corpo" de que Paulo fala em Romanos 12:5?
Duas coisas devem ser lembradas em resposta a este ponto. Em primeiro lugar, estar "em Cristo" não é necessariamente o mesmo que estar "no Corpo de Cristo". Embora seja verdade que a expressão, "em Cristo" é quase exclusiva de Paulo, Pedro usa-a também (I Pedro 3:16; ver: 5:14), e é frequentemente usada num sentido redentor e não no sentido dispensacional de estar no “Corpo de Cristo”. Em segundo lugar, Paulo não está dizendo em Romanos 16:7 que todos os crentes que viverem naquele tempo eram membros do “Corpo de Cristo”. Por exemplo: em Romanos capítulo dois, Paulo aborda o tema do Judeu (Romanos 2:17) e fala longamente o que significava para um judeu ser considerado justo: «Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus» (Romanos 2:28-29). É verdade que Paulo está a referir-se à circuncisão do coração, mas o indivíduo em questão ainda é um judeu, uma distinção que é feita fora do “Corpo de Cristo”. No entanto, como Paulo escreveu, havia ainda um grupo de crentes que eram verdadeiramente judeus que não eram apenas de uma herança judaica, mas também tinha recebido a circuncisão espiritual do coração pela fé no seu Messias. Andrônico e Júnias eram parte deste grupo...
«[6]O que Paulo diz aqui pode facilmente parecer estranho se pensamos que a expressão "em Cristo" tem a dizer, ou que só pode referir-se, “estando na nova criação”, a igreja o “Corpo de Cristo”. Mas não é isso que a expressão tem a dizer. De fato, as expressões "em Cristo" e “no Senhor” são usados nas Escrituras no programa de Deus com Israel.
Por exemplo, em Isaías 45:24-25, a expressão "no Senhor" é usada em conexão com a profecia, descrevendo o testemunho dos remidos israelitas que, um dia dirão a respeito da sua justificação aos olhos de Deus.
«De mim se dirá: Deveras no SENHOR há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele. Mas no SENHOR será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel» (Isaías 45:24-25).
Observemos, também, como Pedro termina a sua primeira epístola ao remanescente de Israel, dizendo:
«Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Que a paz esteja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amen.» (I Pedro 5:14)
E, Pedro que disse isto, disse também, aos mesmos: “temos mui firme a Palavra dos Profetas...” (II Pedro 1:19).
Pedro, por conseguinte, reconhece que os grupo do remanescente de Israel está "em Cristo Jesus".
Estes são apenas dois exemplos, mas mostram que as expressões "em Cristo" e "no Senhor" pode ser usados de uma forma que não se refere a estar no “Corpo de Cristo” nesta dispensação. Na verdade, a expressão tem um significado muito mais fundamental, e que é aplicável a ambos os programas de Deus.
Simplificando, a expressão "em Cristo", em primeiro lugar refere-se à questão de deixar de estar "em Adão". Refere-se à nova posição e tem uma nova identidade diante de Deus, tendo-se tornado um beneficiário da obra redentora de Cristo. E, como tal, é usada em ambos os programas de Deus.
"Em Adão" é a posição e identidade que todos os homens têm diante de Deus, por natureza, incluindo a semente natural de Abraão. E, como tal, todos os homens são pecadores por natureza, injustos e pecaminosos aos olhos de Deus. Eles estão sob a pena de dívida de seus pecados e têm como grande perspectiva a de estar sob o juízo de Deus por causa dos seus pecados. Por isso, o que os homens precisam é de uma mudança de identidade.
E novamente isto é algo que as pessoas precisam, independentemente de estarem ou não no programa de Israel ou na presente dispensação da graça de Deus. Eles precisam de não estar mais identificados com Adão para, agora, estarem identificados com Aquele que é perfeitamente justo e perfeitamente santo aos olhos de Deus. E isso, obviamente, não é só exactamente o que Cristo é, mas é também o único com quem nos podemos nos identificar, sendo justo e santo. E graças a Deus que essa é a única identificação possível para que os homens possam realmente ter uma mudança de identidade e passar de estar “em Adão" para estar "em Cristo". Redenção é a única previsão legal para uma mudança de status ou de identidade.
Em suma, o que funciona na redenção é que o redimido assume a identidade o que o redentor é, por este ter pago o preço para liberá-lo da sua situação indefesa. Após o sucesso do pagamento do preço para libertar o pecador da sua dívida, o redimido em seguida, tem condições de legalmente lhe ser aplicado as vantagens e mesmo a identidade de seu Redentor.
E assim, quando uma pessoa se torna um beneficiário da obra redentora de Cristo na cruz, ele é feito justiça de Deus “em Cristo”, obtém a vida eterna e muda a sua identidade de pecador condenado "em Adão" para ser um – para Deus – santo e justificado "em Cristo".
Novamente, é este sentido mais básico para a expressão "em Cristo", que estou convencido de que Paulo tem em mente em relação a Andrônico e Júnia (Romanos 16:7).

Vejamos mais exemplos:
«Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda» (I Coríntios 15:20-23).

Paulo está a falar dos crentes da Profecia, como estando em “Cristo”. Destes diz: os que são de Cristo...”; Quando fala dos membros do “Corpo de Cristo”, no mesmo capítulo, diz: “Nós...” (51-52).»

10. Havia, sem dúvida, muitas igrejas locais que incluíram como membros pessoas que se tornaram cristãos antes de ter iniciado a nova dispensação da Graça e os que foram salvos depois. Se eles pertenciam a grupos separados e tinha esperanças diferentes (o arrebatamento dos santos do Corpo versus a segunda vinda de santos do Reino), haveria uma confusão constante no ensino e pregação.
Na verdade, Paulo reconheceu esta situação e tentou evitá-lo tanto quanto possível. É por isso que ele escreveu: «Sim, eu também tenho esforçado para pregar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre a fundação de um outro homem» (Romanos 15:20).

O conjunto dos defensores da posição "doze-out” nesta discussão parece ser a que tem mais consistência dispensacionalista. Mas, para concluir este tema a “posição dos doze” implora uma pergunta final: Se fosse o plano de Deus transferir os doze apóstolos para o “Corpo de Cristo” quando Israel rejeitou a oferta do Reino e suspendeu o programa profético, e passou a usá-los para ensinar, instruir, e escrever acerca do “Corpo de Cristo” nas suas epístolas, então PORQUE é que Deus levantou o apóstolo Paulo?

Completaremos brevemente o artigo. Entretanto, se desejar tomar conhecimento do resto do artigo, contacte directamente “Parsons Publishing Company” em: 30 448 427 Ave. Tabor, South Dakota 57063, ou visite o site:

O Pastor Joel Finck é bem conhecido em todo o país como um plantador de igrejas, mas alguns podem não estar cientes, especialmente se você for um iniciante, que é também o director executivo da recém-formada «Parsons Publishing Company». Joel é autor de vários livros, o mais recente intitulado «Questões Avançadas Sobre a Mensagem da Graça», a partir do qual o trecho anterior foi tirado.



[1] A Igreja “Corpo de Cristo” não espera novos céus e nova terra, que se refere à esfera dos anjos e dos crentes da Profecia, que está afectada pelo pecado e precisam de ser restaurados. A Esperança do “Corpo” é “acima de todos os celestiais”, “em Cristo” (Efésios 1:3; 2:6-10). VPP.
[2] Os “dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Romanos 11:29).
[3] O “Israel de Deus” é o grupo de crentes, do remanescente que estava vivo no período da “Dispensação da Graça”.
[4] Estou convicto que, o que os crentes da Profecia deveriam fazer, depois de perceberem que o Plano profético de Deus estava suspenso, de acordo com a revelação da da ao Apóstolo Paulo, era abandonar o modelo de vida da Lei e passar a viver de acordo com o novo modelo: o da Graça; no entanto, a esperança deles e a sua propriedade era Profética e Israel.
[5] Brevemente completaremos, se o Senhor quiser.
[6] Nota de VPP.

Sem comentários:

Enviar um comentário