quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Corrompendo a Mensagem e Defraudando a Esperança




Recentemente, numa reunião, chamada “reunião de jovens” fomos confrontados com uma dissertação bíblica que deixou os mais atentos na verdade de Deus perplexos, uma vez que, entenda-se, qualquer pessoa pode, de facto, falar da bíblia; mesmo os ateus poderão falar dela e, por vezes fazem-no com grande eloquência. Mas, falar da parte de Deus, só pelo Espírito de Deus (I aos Coríntios 2:10-16),e não se pode falar pelo Espírito de Deus se não se falar da revelação do Mistério da graça de Deus. E, aqueles que são sérios nas coisas de Deus têm o cuidado de falar de Deus com verdade, como na presença de Deus.

Assim, com o intuito de alertar os que querem e fazem questão de levar as coisas de Deus a sério e de estar firmes em Deus, alerto para algumas questões que o mensageiro pôs em causa, corrompendo a mensagem da graça de Deus confiada a Paulo e defraudando a esperança dos membros do “Corpo de Cristo”, designadamente:


1.    Qual é a esperança da Igreja “Corpo de Cristo”? Que é como dizer: qual é a nossa esperança? (Só se o mensageiro não pertencer à Igreja “Corpo de Cristo" e tiver outra esperança!)

Mais importante que alguns “palpites” de supostos “servos” de Deus, é saber o que Deus diz, especialmente para a Igreja Corpo de Cristo, com a revelação confiada ao Apóstolo Paulo.


1.1    - Nós esperamos ser revestidos de imortalidade (I Coríntios 15:53-54), ou esperamos “vencer” para ter acesso à “árvore da vida… para a saúde dos povos”?

Ensinava o mensageiro: Nós esperamos um cidade celestial, a nova Jerusalém… citando:

«Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus»  (Apocalipse 2:7).
«No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações  (grego: ethnos, etnias, povos)»  (Apocalipse 22:2);
«Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas» (Apocalipse 22:14).
Mas, esta é a esperança dos crentes da Profecia.

No entanto, como é diferente e superior a esperança da Igreja “Corpo de Cristo”:
«Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória»  (I Coríntios 15:53-54).

Quem desconhecer as diferenças da esperança da Igreja “Corpo de Cristo”, conforme a revelação do Mistério, da esperança dos crentes da Profecia, conforme a revelação dos profetas, mesmo do NT (incluindo Pedro e João), muito mal vai no “conhecimento das riquezas incompreensíveis de Cristo” e quer colocar a Igreja celestial debaixo de um jugo e de uma esperança bem mais inferior. Boa, mas muito inferior! Com isso, defrauda-se a esperança da Igreja Corpo de Cristo e coloca-se em causa a própria Palavra de Deus! A minha esperança é ser revestido com a imortalidade e não ter necessidade de “ir comendo” da árvore da vida. A árvore da vida dá vida, mas não dá a imortalidade!



1.2 – A Igreja “Corpo de Cristo” espera reinar neste mundo ou estar assentada, em Cristo, “acima de todos os celestiais”, no Trono de Deus?

A Igreja “Corpo de Cristo” estará a governar o universo, incluindo anjos – principados e potestades – sob a direção do Senhor Jesus Cristo, a imagem do Deus Triuno.
«Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
«Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar noslugares celestiais, em Cristo Jesuspara mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para connosco em Cristo Jesus».(Efésios 1:17-23 e 2:5-7)
O Senhor Jesus Cristo é a cabeça de todo o principado e potestade (Colossenses 2:9-10) e exercerá essas funções como cabeça da Igreja (Efésios 1:17-23).

E, como é diferente de:
«Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos» (Apocalipse 20:6);
«E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre» (Apocalipse 22:5).

Este reino, como toda a revelação profética descrimina, restringe-se à terra. Os crentes da profecia reinarão neste mundo, mas não os celestiais, ou os anjos! Pelo contrário, dependerão dos anjos para o gozo das suas bênçãos.

Além disso, a Igreja “Corpo de Cristo” não espera a primeira ressurreição (reporta-se a Daniel 12:1, 2, 3 e 13), mas espera a ressurreição conforme a revelação do Mistério (I Coríntios 15:49-58), oculta na Profecia, a ressurreição da glória!



1.3 - Nós esperamos novos céus e nova terra, ou esperamos algo que já está preparado, antes da fundação do mundo?

Vejamos a excelência das revelações acerca da Igreja “Corpo de Cristo”:
«Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória» …
«Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
«Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito…»  (I Coríntios 2:7, 9-10).

Tudo o que diz respeito à igreja “Corpo de Cristo” foi estudado, planeado, e preparado por Deus antes da fundação do mundo. É o lugar onde Deus habita, o primeiro local do Universo que Deus “criou” para se “instalar”, com o Seu trono: O “Seio do Pai”!
«Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória» (Colossenses 3:1-4).
«Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas»  (Filipenses 3:20-21).

Tudo o que diz respeito à Profecia, desde anjos, à criação como ao ser humano terá de ser restaurado, por ter sido afetado pelo pecado, E, essa obra ainda está por realizar, como diz Pedro e João:
«Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça»  (II Pedro 3:13);
«E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe»  (Apocalipse 21:1…)

”Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito…” que é uma referência à revelação que recebera do Senhor acerca da Igreja “Corpo de Cristo”. É claro, isto é matéria para os “perfeitos” ou maduros (v. 6), que não é compreendido e dificilmente se dá a perceber à mente carnal e natural! (I Coríntios 2:10, 14-15).



1.4 - A Igreja “Corpo de Cristo” espera uma nova cidade… ou já tem uma Herança?
É comum ouvir-se fazer a aplicação da “nova Jerusalém” como vinda do céu para a Igreja “Corpo de Cristo”. Ora, a Igreja não espera nada do céu senão o Senhor Jesus Cristo, mas para nos tirar da terra. E, pelo que verificamos nos textos anteriores a sua esperança será cumprida nos lugares celestiais (grego: sobre os celestiais).
«E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e  (juntamente com ele)  nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para connosco, em Cristo Jesus» (Efésios 2:6-7)

Assim no grego: “Assentados juntamente (com Ele – Cristo) nos lugares celestiais em Cristo Jesus”, ou seja, com Cristo assentados em Cristo Jesus! Simplesmente extraordinário… Sublime!

«Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas» (Filipenses 3:20-21).
“Pátria”: no grego: 4175 politeuma politeuma, ou seja, o nosso governo… a nossa vida administrativa… no trono do Pai, onde o Senhor está e de onde sairá, pois O esperamos, o Senhor Jesus Cristo.

«Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador…»  (Tito 1:1-3).

Mas, como é diferente, e inferior: diga-se: muito bom, mas inferior à esperança da Igreja:
«Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo…»  (Apocalipse 21:2).

Será que a Igreja “Corpo de Cristo” espera uma cidade com portas, janelas, muros, etc.? Para quê? E com os 12 Apóstolos como fundamentos e com anjos como guardas?

E, é preciso ser vencedor para entrar nela?
«O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho…»  (Apocalipse 21:7).

Ou seja, sem graça… mas com mérito?




2. As diversas citações do “Velho Testamento”:
A generalidade dos pregadores gostam de dissertar com base nos textos do Antigo Testamento, deixando supor que a atuação de Deus é a mesma nos nossos dias!
Normalmente é o refúgio dos pregadores que não dominam a revelação paulina e os ensinos da graça de Deus, correndo o risco de dizer aquilo que não é vontade de Deus.

E perguntamos: Será que Deus coroa hoje os crentes como primeiros-ministros se forem fiéis à semelhança da experiência de José no Egipto? Então porque muitos crentes são igualmente fieis e morrem na prisão... e estão desesperadamente desempregados e com necessidades?

Será que o Senhor nos sustenta como a Elias? Mas, as nossas botijas de azeite esgotam-se… e os corvos não nos trazem comida  a casa e, se não trabalharmos o maná não cai à nossa porta!

Será que o Senhor nos guarda da boca dos leões, como a Daniel? Então, porque é que muitos crentes morreram nas praças romanas e continuam a morrer de todas as maneiras? E porque os fieis morrem queimados nas suas fornalhas ardentes?

Será que o Senhor nos dá capacidade sobre humana para os atletas cristãos ganharem aos “descrentes”, ou dá-lhes “sabedoria” superior aos “descrentes” para serem melhores alunos e mais excelentes profissionais que aqueles? Se não trabalharmos para isso nada conseguiremos!

Então porque os crentes sofrem aflições de toda a ordem, necessidades mais diversas, sem qualquer promessa de Deus  de nos livrar… senão que o Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas… e gememos… e temos que trabalhar e nos esforçar cada dia para darmos sustento a nós e aos nossos familiares, e com isso, dar o testemunho que o próprio Senhor determinou que dessemos. Este é que é o testemunho que temos de dar: em casa… na sociedade… no trabalho… e disse: “fazendo assim a vontade do Senhor…” (Efésios 6).

Os “evangélicos” opõem-se ao ensino dos carismáticos, mas imitam-nos no seu discurso com subtileza. E subentendem: O Senhor não promete curar mas se estás doente é disciplina do Senhor! O Senhor não promete riquezas materiais mas se formos ricos é porque o Senhor abençoou… independentemente da forma como se enriquece! O Senhor está se tiveres sucesso… etc., etc., etc.!

A verdade é que nunca foi essa a mensagem do Apóstolo Paulo à Igreja “Corpo de Cristo”, pois não teve revelação da parte do Senhor com isso! E, se virmos as orações do apóstolo não há nenhuma oração por bens físicos ou materiais: todas por questões espirituais: conhecimento da revelação do Mistério e vida em função desse conhecimento!

Não deixem defraudar a V. esperança com discursos que ponham em causa aquilo que Deus mandou escrever acerca da nossa gloriosa esperança! Nem se deixem defraudar com modelos de vida prática nada condizentes com o modelo de Deus para a Igreja “Corpo de Cristo”, assentes na exclusividade da graça de Deus! Tais discursos colocam em causa a nossa fé na Palavra de Deus e na obra eterna de Deus, e privam-nos da excelência da graça de Deus e que Ele fez questão prepará-la para si mesmo e para nós! E, nós desfrutarmos dela! Glória a Deus.

Este é um exemplo de como se pode falar de Deus sem falar de Deus: falar acerca de Deus sem falar da parte de Deus! Falar da verdade e não ser verdadeiro. Porque, falar da Bíblia, qualquer um o pode fazer; mas, falar da mensagem da revelação do Mistério de Cristo, só pelo Espírito de Deus pode ser feito (I aos Coríntios 2:10-14).

É claro que isto interessa e preocupa a poucos. E, nesta matéria é que se vê quem leva as coisas de Deus a sério… porque a única coisa de Deus palpável que temos, neste mundo, é a Sua Palavra. O resto, o que uns e outros dizem, não passa de discursos mais ou menos humanos e vãos! Mas, mesmo assim, ouvia-se muitos améns de alguns anciãos de igrejas locais… por isso é que… e não é de admirar! Mas esta é a sua glória e o seu reino e o seu galardão: a glória e o louvor dos homens! Nós, porém, esperemos pelo Tribunal de Cristo!

Também não pretendo que estas observações revistam qualquer caracter pessoal, mas que sirvam, pelo menos, para repor a verdade naqueles que “amam a verdade da revelação da Sua manifestação (a Paulo) ”, pois, para esses está reservada uma coroa… (II Timóteo 4:8) e que nos consolemos com a Sua excelência da nossa esperança.

Abraço em Cristo, aos que nos amam na fé!

vpaço



1 comentário:

  1. ...porque a única coisa de Deus palpável que temos, neste mundo, é a Sua Palavra. O resto, o que uns e outros dizem, não passa de discursos mais ou menos humanos e vãos!

    > Que o Senhor nos dê graça e humildade para aprendermos sempre!

    ResponderEliminar