sexta-feira, 22 de abril de 2022

Guardar a Unidade do Espírito

Guardar a Unidade do Espírito, Que é?

«Está circulando uma história que mostra a futilidade da frase “reunindo-se na base de um só corpo”. Isso sempre significa união com base num acordo na doutrina, numa unanimidade de opinião. 

Um determinado irmão zeloso (que poderá representar cada um de nós) procurava fervorosamente associar-se apenas com os que tinham “a verdade”. Ele se separou de todos aqueles que considerava estarem em erro doutrinário (exceto o que ele inconscientemente sustentava)!

Gradualmente, sua comunhão tornou-se restrita a muito poucos, à medida que um após o outro foi considerado “falso” na fé. Finalmente, ele descobriu que todos os seus "associados", exceto a sua esposa, estavam contaminados com “doutrinas malignas”. Para piorar ainda mais as coisas, ele descobriu um dia que mesmo a sua esposa não era suficientemente “sã”. Ele estava sozinho. Então, porém, ele percebeu que realmente havia chegado ao fundamento do “um só corpo”. O único corpo era ele mesmo!

Aqueles crentes que limitam sua comunhão a santos da mesma mente em assuntos doutrinários têm uma triste história de dissensão e divisão. O número de "adeptos" cresceu pouco, mas o número de "partidos" (grupos) se multiplicou. A ideia de que a comunhão é baseada na doutrina é em si um falso ensino. Em Corinto, os negadores fundamentalmente doentios da ressurreição não foram expulsos, nem pela assembleia, nem pelo apóstolo. A pessoa imoral foi excluída, não os que divergiam no conhecimento. Nas epístolas de Paulo, que devem nos guiar nesta administração, a doutrina não é a base da comunhão. Devemos suportar pacientemente os ensinos divergentes (para alguns "falsos ensinos"). Devemos corrigi-lo com amor; mas nunca devemos excluir aqueles que o detêm. Na prática, em muitos casos, quem tem a verdade foi excluído por quem errou».

 AEK (1874-1965)


A doutrina não é nem nunca foi a base da comunhão, mas o sangue de Cristo (Efésios 2: 11-23). E, com base nessa obra é que foi feita a paz; e, nessa sequência, o Senhor diz: "guardai a unidade do Espírito pela vínculo da paz" (4: 3).

 

E, perguntamos: "Que paz?" A nossa? Não, nós não conseguimos ter paz com ninguém! É a paz de Deus, realizada pelo Senhor Jesus Cristo na cruz. Nós, só temos que guardar esta obra, respeitá-la, preservá-la, estando unidos a todos os irmãos, mesmo que pensem diferente de nós, amando-os, respeitando-os e tendo comunhão com eles. Mas, isso, só os crentes espirituais, os maduros, os que são guiados pelo Espírito de Deus é que conseguirão fazer, pois o crente carnal só se realiza nas contendas e divisões. E, mesmo que muitos digam que são obedientes a Deus e espirituais, se não andarem segundo esta regra, não passam de uns simples carnais e mundanos, com capa de religião evangélica, e não ligados a cabeça, Cristo (I Coríntios 14: 37).

 

E, acrescenta o apóstolo:

«4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos» (Efésios 4).

 

Porque é que o Apóstolo diz isto? Porque, se há somente um corpo, um Espírito, uma esperança, um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus e Pai de todos, quem somos nós para estar e dividir? E fazer o nosso próprio corpo, e o nosso próprio espírito, e a nossa própria fé, e o nosso próprio batismo, etc., etc., etc.

Mas, Deus e Pai não é o Pai de todos os crentes? Não é Ele que está sobre todos, age por meio de todos e está em todos?

E que diz aos Romanos?

«7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9 Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. 10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. 11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus» (Romanos 14)

E, acrescenta: se julgas um irmão, não és servo, mas juiz! E, quem deu autoridade ao crente, hoje, para julgar?

Alguns dirão: "A Palavra de Deus"! O que está escrito!

Pergunto: Como? A Palavra de Deus e a autoridade de Deus foi dada a quem? Paulo tinha essa autorização,  como apóstolo,  e a quem ele delegava... e, quando havia os dons especiais de discernimento,  também podiam julgar, no sentido de discernir, e a mais ninguém! Mesmo assim, o apóstolo exercia a sua autoridade para edificação e nunca para condenação ou destruição. Hoje, aquele que diz ter autoridade, deve mostrar os sinais dessa autoridade: os dons de fazer sinais e operar maravilhas, como os Apóstolos. Como não têm sinais, deveriam se limitar à sua pequenez e humildade de estar na graça que o Senhor nos dá, diariamente.

Uma evidência que não há manifestações especiais de inspiração e revelação da Palavra de Deus basta olhar para os grandes teólogos da Igreja, para os tradutores das Escrituras, para os ensinadores... porque não há um pensamento uníssono? Porque não há certezas em grande parte das matérias ditas fundamentais? E, mesmo no chamado "plano de Salvação", algum são tentados a acrescentar obras e condições... 

Com isto, não quero dizer que vamos rejeitar o seu trabalho; devemos, sim, aprender de todos, o que servir para nos edificar e fazer crescer em Cristo glorificado, como cabeça da Igreja "Corpo de Cristo". E, só têm medo de aprender dos outros e ouvir o que os outros têm aprendido do Senhor AQUELES QUE NÃO ESTÃO FIRMES NA FÉ... pois iremos correr o risco de não concordar com muitas coisas, mas, também, muitas dessas vezes, o erro não será do que lemos e ouvimos, mas nosso, porque a nossa "carne" não o deixa... como aconteceu com os discípulos acerca da ressurreição do Senhor... e estava abundantemente revelado na Escritura. 

A verdade é que muitos "responsáveis" das igrejas privam os membros de determinados conhecimentos, de temas, estudos, de opiniões, para esconder a sua fraqueza espiritual e desconhecimento da Palavra de Deus, para prejuízo de todos, privando-os do seu natural e espiritual crescimento. Disso, todos darão contas a Deus. Espero que estejam preparados...



Alguns pensamentos:

«Todas as religiões levam à hipocrisia. Em nenhum outro lugar a hipocrisia prevalece mais do que na religião. A religião é um campo, um reino, para a hipocrisia prevalecer. O Senhor disse aos seus discípulos que a hipocrisia da religião acabaria por os levar à perseguição (Lucas 12:2-12)».

Witness Lee

 

«O verdadeiro curso para aqueles que desejam agradar a Deus parece ser indicado pelo encargo do apóstolo de manter a unidade do Espírito no vínculo da paz (Efésios 4:3), e ter comunhão com todos os que invocam o nome do Senhor com um coração puro (II Timóteo 2: 22). A unidade visível e externa dos crentes não permanecerá para sempre, pois é humana e terrena. A unidade perene é espiritual, do Espírito de Deus, assente na obra do Senhor na morte e ressurreição, esclarecida pela Sua Palavra. Cultivemos a comunhão com todos independentemente das paredes feitas pelo homem que nos divide》

AEK


《Adoração a cada momento:

"E juntamente nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 2:6).

Quando as pessoas falam de adoração em algum edifício na terra, e pensam em um serviço ritualístico como adoração, e falam em adorar a Deus na música, isso simplesmente mostra que elas não entendem. Em cada momento da vida de um crente, ele está sentado em lugares celestiais em Cristo Jesus. O lugar de nossa permanência é na presença imediata de Deus sem nada no meio.

Harry Ironside (1876-1951)


O Senhor disse: 《Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens》(Mateus 15: 9). 

Por isso, cuidado com o que dizemos, fruto do nosso conhecimento relativo.


《Qual deve ser nossa atitude para com nossos parentes em Cristo, que divergem de nós nas diversas questões? Acima de tudo, deve ser uma atitude de amor e respeito. Certamente, isso nunca deve ser uma barreira para a comunhão. Nós, que nos regozijamos na revelação dada pelo Senhor glorificado ao apóstolo Paulo, não tentemos forçar nosso pensamento uns sobre os outros nestes assuntos em que podemos divergir, mas nos alegrando nas muitas, muitas verdades que temos em comum. Ao mesmo tempo, continuemos a estudar no amor, como nobres bereanos, as coisas nas quais diferimos.

R. B. Shiflet (1919-2012)


《Onde há pouco espaço para a graça, há pouco espaço para o amor》

A. Sneidar


Não devemos nunca ignorar que a "Verdade absoluta" é a Palavra de Deus! E, tudo o que nós entendemos dela, as nossas interpretações, perceções, conceções, não passam de "verdades relativas"! Da Palavra de Deus há sempre uma nova lição a aprender, uma luz que mais clareia, e o que o Senhor me esclarece da Sua vontade a mim, (fruto da meditação - II Timóteo 2: 7), por norma mostra sempre outro aspecto da mesma verdade a outro irmão, para nos obrigar a partilhar, depender uns dos outros (Efésios 4: 15-16).

A presença do pecado nas nossas vidas, as circunstâncias da nossa vivência no mundo ao longo da nossa vida, a educação (cultura) que recebemos da sociedade e dos nossos pais, os interesses pessoais, as influências pessoais e comunitárias, os receios dos e pelos outros, o orgulho pessoal, tudo isso e muito mais que isso pode condicionar o nosso entendimento perfeito da Palavra de Deus; e, quanto mais conseguirmos nos abster dessas coisas mais condições teremos de nos aproximar da "Palavra de Deus" na sua pureza absoluta.

A acrescentar a isso, a falta de humildade, de respeito pelos outros, invejas, ciúmes e rivalidades com os outros, a falta de capacidade de dialogar com outros, mesmo que divirjam de nós, e falta de submissão genuína, honesta e sincera a Deus e à Sua Palavra, reforça as nossas limitações de atingirmos a verdadeira maturidade espiritualidade, que se mede pela compreensão de Deus, como Cristo tem... e, por isso, ter a mente de Cristo... estar ligado à cabeça... ter o espírito de Cristo...

 

Pelas recomendações do Apóstolo da Igreja Corpo de Cristo nos seus escritos, verificamos que aquilo que o Senhor mais reclamará nos seus membros é aquilo que fizeram para a edificação (e não destruição) no “Corpo de Cristo”, no chamado Tribunal de Cristo! Espero que estejas preparado, pois, neste contexto, diz:

«Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado» (I Coríntios 3: 17).

 

Quem tem ouvidos para ouvir, e olhos para ver estas coisas, que o faça diligentemente, enquanto tem tempo e oportunidade.

 

Que estes pensamentos nos ajudem a estarmos no centro da vontade de Deus e contribua para confirmar a obra de Deus nas nossas vidas.

 

A graça de Deus operando no nosso espírito, nos leve à realização dos seus propósitos no Corpo que fazemos parte integrante pela obra do Senhor Jesus Cristo.


Sem comentários:

Enviar um comentário