sábado, 15 de abril de 2023

Novas Criaturas

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5: 17).

Paulo tinha duas preocupações distintas na "educação espiritual" dos novos convertidos, que constituiam duas realidades completamente opostas: uma dos judeus e outra dos gentios. A verdade que temos de compreender e aceitar é que, em Cristo, já não há judeu ou gentio: na "conversão" nós deixamos a nossa identidade humana e passamos a ter uma nova identidade, somos uma nova criação, com a natureza de Deus, somos Cristos ou Cristãos (Gálatas 3: 27-28; Efésios 2: 11-18).

Então, por um lado, estavam os judeus, que traziam a sua religião, tradições e práticas segundo os rudimentos ou ensinos do mundo, terrenos, como era o judaísmo reproduzido e ensinado por Moisés e os proferas, e reproduzido nos evangelhos messiânicos, os quais era necessário livrarem-se disso para desfrutarem da nova vida cristã que é espiritual (Gálatas 5-6). Nós, agora, em Cristo é que somos os servos de Deus, e preparados para o serviço, desde que nos livremos dessa forma religiosa de servir a Deus.

"...guardai-vos da circuncisão! Porque a verdadeira circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito..." (Filipenses 3: 2...).

 

Por outro lado, e com características diferentes, eram os novos convertidos gentios. Eles não traziam uma cultura religiosa mas o grande problema era a imoralidade, porque os ídolos facilmente abandonavam com a conversão (I Tessalonicenses 1: 9-10).

"E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os gentios..." (Efésios 4: 16...).

 

Penso que o judaísmo, por ter sido instituído por Deus (mas suspenso temporariamente), foi o que causou mais problemas ao ministério de Paulo, e hoje, com outro tipo de conceitos e nova capa, mantém-se no seio das igrejas, causando as mesmas preocupações; e, em termos de gravidade, o espírito religioso é tão prejudicial como a imoralidade, corrupção e depravação moral, como referido em I aos Coríntios 5: 1.

Quanto às questões morais, estas, também, têm invadido as igrejas, toleradas e protegidas por muitos líderes quando se tratam de casos familiares, amigos, ou crentes "importantes". A preocupação dos líderes centra-se no número de membros para sustentar o seu sistema; mas, a reprovação de Deus é muito clara!

A imoralidade tem tornado as igrejas locais verdadeiramente irreconhecíveis, quanto ao mundo, especialmente por serem invadidas com múltiplos casos de divórcios, prostituição e adultério e já alguns casos de homossexualidade, como é normal no mundo!

Esta dualidade práticas ocorre em Colossenses 2 e 3. No texto de 2: 4 a 3: 4 temos a questão da libertação religiosa; no texto de 3: 5 a 17 temos as questões morais a remover.


Textos complementares:

"E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza. Mas vós não aprendestes assim de Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4: 17-24).

"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais; porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus."

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. E que, nesta matéria, ninguém ofenda nem abuse a seu irmão; porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (I Tessalonicenses 4: 1-8).

Este texto é semelhante ao descrito em Gálatas 5: 16 - 6: 10; Efésios 5: 3 a 13; Colossenses 3: 3-13, entre outros, que recomendo, vivamente, a sua leitura cuidada e sincera.

Agora, "quanto a esta matéria" (como diz o apóstolo), não entendo a dificuldade que alguns têm em entender  e aceitar estas questões de integridade conjugal, quando João Batista disse:

"Porque Herodes tinha prendido João e tinha-o manietado e encerrado no cárcere por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la." (Mateus 24: 3-4). E ele era descrente e gentio! Caso alguns tenham a pretensão de justificar os casamentos de divorciados por terem ocorrido ao tempo da incredulidade!

Só posso admitir esta tolerância por "cegueira espiritual" ( II Coríntios 4: 4; Efésios 4: 16-17) ou bloqueio e negligência para receber a verdade de Deus (Hebreus 5: 11; 6: 12; Efésios 5: ), como dizem os textos supra citados.

Mas a lucidez espiritual não é para todos. Sei, somente, que os que forem agraciados com a misericórdia de Deus de andarem em pureza, Deus os abençoará; e, os que andarem mal, o mal mais os dominará e condicionara; no fim, Deus vingará estas coisas, "não somente aos que as fazem, mas também consentem aos que as fazem." (Romanos 1: 36).

 

Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” (I Tessalonicenses 4: 1-8).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário