segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Preço da Fidelidade à Nosso Comissão


O Preço da Fidelidade à Nosso Comissão

Nos dias de Paulo, a sua "pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério" encontrou oposição em cada esquina. Para proclamar fielmente a gloriosa mensagem que lhe tinha sido confiado, ele era constantemente obrigado a suportar miséria e desprezo. Numa de suas epístolas encontramos uma longa lista de perigos e perseguições que ele tinha até então sido chamado a suportar (II Coríntios. 11:23-33) e essa oposição, amarga e implacável, continuou durante todo o seu ministério. Em sua última carta, escrita da prisão em Roma, ele chama a atenção para o carácter distintivo da sua mensagem, e acrescenta:

"Pelo qual sofro como um malfeitor, até prisões..." (II Timóteo 2:7-9).


O sofrimento quase constante ao qual o apóstolo da graça foi submetido naturalmente teve seu efeito sobre as almas tímidas. Alguns, que viram a verdade e a glória de sua mensagem, não tiveram a coragem de ficar com ele em torná-lo conhecido. Outros, que tinham começado com ele foram tentados - e alguns o fizeram – a voltar para trás. De sua primeira aparição antes de Nero, o apóstolo tinha a dizer:

"Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado” (II Timóteo 4:16.).

 
À luz de tudo isso não é de estranhar que Paulo escrevesse a Timóteo:

"Porque Deus não nos deu um espírito de temor; Mas de poder, de amor, e de uma mente sã.

"E, tu, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro; Mas sê participante das aflições do evangelho segundo o poder de Deus" (II Timóteo 1:7,8).

Também não é estranho que em II Timóteo 2:1-3 o apóstolo exorte o seu filho na fé a "ser forte na graça que está (ou foi revelada) em Cristo Jesus" * e a "suportar as dificuldades como um bom soldado de Jesus Cristo", especialmente tendo em conta o facto de ele mesmo ser necessário constante ajuda a este respeito. O cristão comum seria difícil imaginar Paulo nunca precisar de oração por coragem, mas ele fecha sua epístola aos Efésios com o pedido:

"E [orar] por mim, para que me seja dada capacidade, para que eu possa abrir a minha boca, para fazer notório o mistério do evangelho,

"Por que sou embaixador em cadeias, para que possa falar dele livremente, como me convém falar" (Efésios 6:19,20).

Oh, que todos os que passaram a ver a glória do evangelho da graça de Deus esta oração por ousadia!

Alguns podem pensar que isso exigiria pouca ousadia hoje para proclamar graça em toda a sua pureza. Quem está sempre perseguido agora, pelo menos em terras livres, iluminadas, por pregar a graça de Deus? Ah, mas não se deixe enganar. Satanás não foi menos ativo em sua oposição à verdade quando Constantino exaltou a Igreja professa a proeminência do que quando seus antecessores perseguiu a Igreja e enviou seus membros para a morte pelo fogo e espada. Na verdade, o diabo foi, sem dúvida, mais bem sucedido nos dias de Constantino do que tinha sido quando a perseguição se enfureceu. E será que qualquer crente na Palavra de Deus supor que Satanás cedeu na sua oposição à verdade, hoje, só porque os homens, pelo menos nesta terra, não são queimados na fogueira ou jogado aos leões? Não se deixe enganar. A inimizade de Satanás contra Deus e contra a Sua Palavra contínua intacta. Seu ódio pelo "evangelho da graça de Deus", é tão amargo, e sua oposição a ela, é tão determinada, como sempre foi. Mas bem que ele sabe que os desânimos constantes relacionadas com o estar em minoria, muitas vezes ter sucesso em silenciar aqueles que estão contra perseguição física.

Exortamos aos que conhecem e amam a verdade, a serem determinados, pela graça de Deus, e que nada ponha em causa a nossa fidelidade à nossa gloriosa comissão; e, seja qual for o custo, devemos ser fieis e corajosos na proclamação aos outros do evangelho puro da graça de Deus e "da pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério".

Postado por Pastor Cornelius R. Stam

Em 12 de junho de 2001 @ 06:24.

Artigos de estudo da Bíblia, em “Dois minutos com a Bíblia”.

 
Para a generalidade dos crentes a sua vida cristã se limita à igreja local, aos culto formais, ver os crentes, terem muito número, muita formalidade, muita aparência, e o seu protagonismo não ser beliscado! Mas, o verdadeiro cristianismo é identificação total e firmeza na verdade da graça, numa vida de exclusividade e firmeza na graça. E, isso, implica corte e desconforto com tudo o que é religioso. Nos dias de Paulo, a oposição a esta mensagem era o judaísmo: a religião judaica; hoje, a oposição à mensagem da graça se mantém o judaísmo com a capa do catolicismo romano, e do protestantismo nas suas diversas vertentes, mesmo evangélicas!

A verdade é que podemos dar o mesmo testemunho: aqueles que pareciam nos acompanhar são os primeiros a desertar!

 

* “Sê forte”, assim o sentido no grego. A versão de JFA, RC e RA traduz como «fortifica-te…» como se a graça fizesse uma operação miraculosa na vida do crente. A verdade é que vemos os crentes considerados espirituais (na aparência) revestidos das mesmas fraquezas que os demais crentes revelam! Então, a graça não é operante? Não, não pode ser esse o sentido. O sentido é: Timóteo, sê forte e firme na graça: não caias, nem saias da graça, nem renuncies à graça que nos foi revelada em Cristo Jesus. Ou seja, ainda: resiste e não desistas da graça como ela (segundo o modelo) me foi confiada e de mim ouvistes para o confiar a homens fiéis! Isso está explicado em 1:9-10. E, o contexto é semelhante a este do capítulo 2, que recomendo a leitura:

«8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos, 10 e que é manifesta, agora, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho, 11 para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios; 12 por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia. 13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. 14 Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós».

 
Considerem o que o Apóstolo da graça diz: todos os membros do "corpo" serão salvos, mas somente alguns é que reinarão: somente os que "sofrerem..." (resistirem e não cederem da graça) e "amarem a (revelação) manifestação do Senhor em graça" (assim no grego - II a Timóteo 2:11-13 com 4:3-8). (Assunto que postaremos em breve, querendo o Senhor).
O Senhor seja com o Vosso espírito!
vpaço 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário