sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A Família da Fé

«Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé» (Gálatas 6: 10 - JFA RA).

Paulo apresentou os crentes como sendo uma família – A FAMÍLIA DA FÉ”.

Na 1ª Epístola aos Tessalonicenses, Paulo descreve seu relacionamento com os santos em termos familiares, como o de:

Mãe Gentil - 

«Mas nos tornamos gentis no meio de vós, como se uma MÃE que amamenta estivesse cuidando de seus próprios filhos» (2: 7 - V. Rotherham).

Pai Preocupado -

«Assim como bem sabeis de que modo vos exortamos e consolamos, a cada um de vós, como o PAI a seus filhos» (2: 11 - JFA RA).

Irmão Amado -

«Nós, porém, IRMÃOS, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto» (2: 17 - JFA RA).

Muitas das vezes, quando os crentes não reconheciam nem respeitavam o seu apostolado, ele tinha necessidade de falar na base dos afetos, como aconteceu com os coríntios:
«Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração. Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós» (II Coríntios 6: 11-13 - JFA RA).


Os santos não eram conhecidos de Paulo das "redes sociais". Eles não eram seus “paroquianos”. Paulo NÃO via os demais crentes como "primos" ou "irmãos de segunda" ou "irmãos afastados", mas como fazendo parte do mesmo "CORPO" em Cristo, e da mesma família de Deus, como disse:

«Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus» (Efésios 2: 19).

Todos estes que, como nós, invocam o PAI de todos: 

«(Há) Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos» (Efésios 4: 6), pois há somente um PAI de todos e não o Pai que cada um quer para si! E, ESSE PAI é invocado por todos os seus filhos, como diz Efésios 3: 14-15 - 

«Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome...» porque o Senhor os recebeu como seus (Romanos 14: 3) pela mesma fé que lhes deu a eles como a deu a nós e na qual cremos (Efésios 2: 8). Até parece que o mérito é nosso, ou que temos qualquer mérito na nossa salvação ou permanência na vida cristã! A mesma graça que nos salva é a graça que nos sustenta dia a dia.


A gora a parte mais séria:

Paulo diz a Timóteo:

«Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família negou a fé, e é pior do que o infiel» (I Timóteo 5: 8, JFA DO).

E: 

«E vós, irmãos, não vos canseis de fazer bem. Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão» (I Tessalonicenses 3: 13-15).


A verdade é que a forma como tratamos a família e, inclusivamente a família da fé diz tudo o que somos espiritualmente. Estejam atentos! Deus está.



Sem comentários:

Enviar um comentário