quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Gloriamo-nos na Esperança da Glória de Deus

A Nossa Esperança Celestial 


"Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão..." (v. 16)

Atendendo aos textos supra citados, tenho um manifesto receio de que mais de 90% dos Santos não tem a minima noção do que é a sua esperança, como membros do "Corpo de Cristo". Seguem uns pozinhos:

O governo do mundo futuro celestial será entregue ao Senhor Jesus Cristo, como cabeça da Igreja, acima de toda e qualquer autoridade celestial (Efésios 1: 17-23)... e "nós reinaremos com Ele" (II Tim 2: 12). As coroas que estão reservadas para os santos representam isso mesmo... (II Timóteo 4: 8).
O governo celestial (os principados e potestades) será retirado aos anjos porque eles falharam no seu ministério e se revoltaram contra Deus e contra o Seu governo (I Cor 2: 7-8; Col 2: 15; Efésios 6: 12).
Estas são as "obras que Deus pre-preparou para que andassemos nelas" (assim no grego em Efésios 2: 5-10), pois está a falar do futuro e dos lugares celestiais...
Este é o tema da Revelação do Mistério, oculto desde antes de todas as Eras passadas e revelado pelo Senhor Jesus Cristo a Paulo, depois de glorificado, para a Sua Igreja "Corpo de Cristo" ( Tito 1: 1-3; Colossenses 1: 24 a 2: 3).

O governo do mundo futuro terreno, habitualmente chamado Reino Messiânico, milénio ou Reino Milenial, será entregue ao Senhor Jesus Cristo como Rei de Israel, Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 17: 14; 19: 16).
Neste reino, com o Senhor Jesus Cristo reinarão os 12 apóstolos de Israel sobre as 12 tribos de Israel (Mateus 19: 28; Lucas 22: 30)... e, sobre as nações reinará a nação de Israel, os fieis da nação de Israel, especialmente o remanescente de Israel (Lucas 11: 19-27; Mateus 25: 14-30)... "... e reinarão sobre as nações..." (Apocalipse 2: 26; 20: 4). Este último texto descreve os que reinarão e lhes foi dado poder de julgar (reinar) e os demais que participarão ou desfrutarao do reino.
Neste sentido Israel (e não a Igreja "Corpo de Cristo", que estará no Trono celestial em e com Cristo) assumirá o seu papel de "Nação Sacerdotal", um "reino de sacerdotes" (Apocalipse 1: 6) ou "sacerdotes reais" (I Pedro 2: 9, conforme 1: 1-2, escreve aos dispersos de Israel).
Há semelhança do Reino Celestial da Igreja "Corpo de Cristo", os reinos do mundo serão retirados às nações porque estas (como aconteceu com os anjos no céu) se revoltaram contra Deus e contra o Seu governo, no reino de Babel ( Gênesis 1: 1-9), e a sua liderança será retirada aos gentios e entregue à descendência de Abraão... (Amós 3: 2) e, assim se cumprirá a promessa de Deus quando disse: "em ti serão benditas todas as famílias da terra..." (Gênesis 12: 1-3) e, na tua descendência serão abençoadas todas as nações (Atos 3: 25).
A verdade é que, Israel só mantém o seu reino por causa das promessas feitas aos patriarcas ( Romanos 11: 25-29; 15: 8), pois a nação comportou-se muito mal e, ainda, vai receber e aliar-se ao anticristo ( Apocalipse 13), escapando o remanescente (Romanos 9: 27).
Este tema (diferente do Mistério) nunca foi mistério, mas foi o tema da Revelação Profética, anunciado por todos os profetas desde a fundação do mundo (Atos 3: 24-26; 2: 16-17; 39; Mateus 25: 34; Lucas 1: 70, ver contexto).

É triste quando os santos de Deus desconhecem a sua esperança e nem sonham o que os espera... depois começam a divagar em banalidades... minimizando a graça de Deus a nós manifestada, a Sua obra pensada e realizada para nós e a grandiosidade dos seus planos para o Corpo de Cristo...
Mas, mais triste... profundamente mais triste é a falta de discernimento espiritual dos Santos que confundem a Sua esperança com a esperança de Israel, ignorando que uma é a glória dos corpos terrenos e, outra, bem maior, é a glória dos celestiais... tudo por teimosia carnal ou limitação humana! Sempre a limitação humana está em causa... que pode ser agravada pelo teimosia carnal. O Senhor nos quebre na Sua misericórdia e nos ajude a, pelo menos, termos a disposição espiritual para analisar o assunto e engrandecer o Senhor porque reservou para nós as coisas melhores.
"Glória a Deus na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, pelas Eras das Eras..." (Efésios 3: 21).

Sem comentários:

Enviar um comentário