terça-feira, 18 de outubro de 2022

Mortos e Ressuscitados

«Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não uses? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens…» (20-22);

 «Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria…» (1-5)

 Se é mau a generalidade dos crentes não saberem que estão mortos com Cristo e mantêm-se vivendo a vida velha, especialmente a mundana, mesmo com cariz religioso (rudimentos do mundo - ver contexto), pior que isso, é não saberem que já ressuscitamos com Cristo e devemos buscar e pensar nas coisas que são de cima. 

E, perguntamos: “Que é isso ‘as coisas que são de cima’?”

 «A nossa vida que está escondida com Cristo, no seio de Deus».

 

Receio que a generalidade dos crentes, mesmo líderes de igrejas, desconheçam completamente qual é a nossa vida que está escondida com Cristo em Deus! A prova disso é o facto de nunca falarem da mensagem celestial do Evangelho, e, quando o fazem, fazem-no mal! 

«Não que a Palavra de Deus haja faltado…» (Romanos 9: 6), mas fazem-se «negligentes para ouvir…» (Hebreus 5: 11).

 Por isso Paulo orava pelos santos e escrevia:

«Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja (1) a esperança da sua vocação, e quais (2) as riquezas da glória da sua herança nos santos; e (3) qual a sobrexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder…» (Efésios 1: 18-19).

Olhando para os cenários da cristandade e as mensagens bíblicas que nos chegam, pergunto-me: onde está o Evangelho da glória de Cristo nas igrejas? (II Coríntios 4: 4). O que os santos andam a ouvir, a seguir e a praticar? Muito do que nos chegam não passam de "fábulas judaicas" (Tito 1: 14)... e quando falam de Jesus, estão muito presos a Cristo segundo a carne… quando o apóstolo dos gentios diz que “já não o conhecemos desse modo…” (II Coríntios 5: 16) … mas «vemos a Jesus coroado de honra e de glória» (Hebreus 2: 9).

Falar da Bíblia, qualquer um o pode fazer! Conhece-la e citá-la, até os demónios a conhecem e a citam melhor que muitos crentes! Mas, falar a Palavra de Deus segundo a revelação do Mistério e o propósito eterno de Deus para os lugares celestiais, penso que não é para qualquer um! (Efésios 3: 7-11).

Sem comentários:

Enviar um comentário